Nono capítulo da nossa série de jogos memoráveis da seleção grega
Foram precisos 105 minutos para encontrar o adversário de Portugal na final do UEFA EURO 2004. Dellas marcou a cinco segundos do final da primeira parte do prolongamento e colocou a Grécia na final, devido à regra do gol de prata.
Depois de uma partida equilibrada, mas em que os checos demonstraram ser a única equipa que quis vencer desde o início, a decisão foi adiada para o prolongamento. No tempo extra, os gregos, mais frescos, marcaram no último minuto da primeira parte concretizando a surpresa. Portugal vai agora encontrar a Grécia na final, a única equipa que derrotou os portugueses na UEFA EURO 2004. Os gregos não vão poder contar com Karagounis que viu o segundo amarelo na competição durante o encontro.
Os checos chegaram ao Estádio do Dragão com os níveis de confiança no máximo, resultado das quatro vitórias consecutivas na competição. A moral na equipa estava também em alta, graças às capacidades de gestão do treinador Karel Brückner, que só não utilizou na fase final o terceiro guarda-redes, Antonín Kinský. Contudo, a Grécia também entrou em campo galvanizada pelo feito histórico alcançado com o alcance da semi-final e também por regressar ao estádio no qual silenciou a equipa anfitriã, Portugal, no jogo de abertura do torneio.
Otto Rehhagel apresentou um esquema de 4-3-3, com Konstantinos Katsouranis a ser o preferido para o centro do meio-campo em detrimento do mais experiente mas menos defensivo Stylianos Giannakopoulos. Na República Checa René Bolf regressou ao centro da defesa, onde atuou ao lado Tomas Ujfalusi.
Os checos desde cedo mostraram que queriam chegar à final, tendo logo nos primeiros cinco minutos construído duas jogadas de ataque que levaram muito perigo à baliza de Nikopolidis. Uma das quais só não deu golo, porque a bola embateu no poste da baliza grega, após um remate de Rosický.
Depois de um maior fulgor inicial por parte da equipa checa, os gregos conseguiram equilibrar a partida, e a bola passou a andar mais pela zona do meio-campo, apesar da equipa de leste manter uma maior posse de bola. Aos 28 minutos o futebol da Grécia quase colhia os seus primeiros frutos quando Vryzas cruzou do lado esquerdo e Petr Cech sacudiu, com muita dificuldade, vendo depois, um companheiro a afastar o perigo, antes de surgir a recarga.
Seis minutos antes do intervalo, a República Checa sofreu um grande contratempo, vendo um dos seus mais influentes jogadores sair devido a lesão. Pavel Nedved abandonou o relvado do Estádio do Dragão em lágrimas, depois de se ter lesionado no joelho quando disputava um lance na área grega. Vladimir Smicer entrou para o seu lugar.
O segundo tempo iniciou-se na mesma toada que a primeira parte tinha terminado. A bola afastada das duas balizas, refletindo uma noite menos inspirada das linhas ofensivas das duas equipas. Os checos continuavam mais rematadores, mas os seus lances eram inofensivos. A Grécia numa adaptava uma postura mais expectante, muito defensiva mesmo, espreitando o contra-ataque.
A República Checa acelerou nos últimos dez minutos, tentando desesperadamente chegar ao golo e evitar que a partida fosse para prolongamento. Aos 82 minutos os checos quase gritaram gol, quando Milan Baros rematou dentro da área com a bola a rasar o poste grego.
Os gregos iniciaram o prolongamento em melhor condição física, um pouco também por se terem resguardado melhor durante os 90 minutos. Esta vantagem fez com que chegassem com perigo à baliza de Petr Cech por duas vezes nos primeiros minutos. A cinco segundos do final da primeira parte do prolongamento Dellas marcou de cabeça na sequência de um canto e colocou a Grécia na final.
Translate
Marcadores
- Amistosos da Seleção
- Amistosos de Clubes
- Cargos Técnicos
- Copa da Grécia 2015-16
- Curiosidades
- Divisões Regionais
- Eliminatórias Copa do Mundo 2018
- Entrevistas
- Football League - 2014-2015
- Football League - 2015-2016
- Football League 2 - 2014-2015
- Football League 2 - 2015-2016
- Futebol Cipriota
- Futebol Feminino
- Jogos Históricos da Grécia
- Parcerias
- Qualificação Euro 2016
- Qualificação Euro Sub17
- Qualificação Euro Sub19
- Qualificação Euro Sub21
- Super League - 2014-2015
- Super League - 2015-2016
- Torneios de Pré-temporada
- Transferências - 2015-2016
- UEFA Champions League 2015-2016
- UEFA EURO Sub19 (2015)
- UEFA Europa League 2015-2016
- UEFA Youth League
Total de visualizações de página
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário