sábado, 25 de janeiro de 2014

História do OFI Heraklion


OFI ( grego : ΟΦΗ , nome completo: Όμιλος Φιλάθλων Ηρακλείου , Omilos Filathlon Irakleiou , "Sport-amantes Clube de Heraklion"), é um grego associação de futebol do clube com sede em Heraklion , na ilha de Creta . Fora a Grécia, o clube é geralmente conhecido como OFI Crete FC , ​​no entanto, o nome Creta não é realmente parte do título oficial do clube.
OFI é o clube com mais presenças na primeira divisão grega entre os clubes do grego província . O clube teve um sucesso notável até agora, especialmente considerando seu status comparativa, e ganhou uma Taça da Grécia e um Balcãs Copa , enquanto eles competiram várias vezes noUEFA competições.
No final do 2008-09 temporada, OFI foi relegado para Beta Ethniki , terminando assim um prazo de 33 anos notável na primeira divisão grega. No 2010-11 temporada eles foram promovidos de volta para a primeira divisão

A fundação

O clube foi fundado durante o outono de 1925 por um grupo de atletas que costumava exercer em um ginásio específico no centro da cidade de Heraklion. O nome oficial dado ao clube desportivo foi Omilos Filathlon Irakleiou (sigla OFI ). As cores que OFI utilizadas foram preto e branco, porque nenhum dos clubes desportivos existentes tiveram a mesma combinação de cores em Creta. O escopo do clube desportivo, como tinha sido escrito no primeiro ato de associação, foi para participar de todos os tipos de eventos e exposições relacionadas ao atletismo.Durante o primeiro período de existência do OFI a maioria dos times fundadores eram também membros.

Os anos antes da Segunda Guerra Mundial (1925-1940)
Os anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial foi um período muito difícil, não só para Creta, mas para a Grécia em geral. Assim, foi extremamente difícil para OFI de viajar e participar em torneios nacionais de futebol. Como resultado, o OFI limitou-se a partidas ao redor da ilha de Creta e em particular com outros clubes de futebol com sede em Heraklion. Curiosamente, estas partidas locais foram mais freqüentes em comparação com os oficiais períodos anteriores. Apesar de documentação oficial não existe, os fãs idosos da OFI acreditam que o time jogou cerca de 400 jogos antes de os alemães finalmente ocuparam Creta.

Primeira participação na Liga Nacional (1945-1962) 
Após a ocupação alemã da Grécia tinha terminado, torneios de futebol de todo o país começaram novamente. Neste momento, havia apenas o campeonato "Primeira Divisão", em que as equipes de futebol padrão de Atenas e Salónica participaram, incluindo algumas equipes que qualificaram através de rondas preliminares. No entanto, era quase impossível para uma equipe que vem da província para tomar parte nela.
Esta situação surgiu porque a Federação Helénica de Futebol estruturado um sistema em que as equipas de futebol de todo o país teve que jogar muitas rodadas preliminares antes de prosseguir para o campeonato nacional. Como resultado, apesar de OFI foi o time de futebol de topo em Creta, eles não poderiam participar do torneio nacional.
Depois de 1956, o sistema na Grécia mudou ligeiramente. Vantagens eram de que em algumas estações as rodadas preliminares foram organizados em grupos de algumas equipes, onde os campeões de cada grupo foram promovidos diretamente para o campeonato da Primeira Divisão da mesma temporada. Uma dessas estações foi em 1957/58. OFI jogou jogos preliminares em um grupo de 4 equipas, onde terminou em primeiro lugar. Assim, OFI, pela primeira vez em sua história, participou no Campeonato Nacional da Grécia. No entanto, a equipe não conseguia suportar as freqüentes viagens ao redor da Grécia e terminou em último lugar. Até 1962, quando o oficial do Campeonato 2 ª Divisão foi organizada, OFI tentou novamente muitas vezes, mas sem sucesso, para participar na competição da 1 ª Divisão novamente.

As tentativas do oficial 2 League (1962-1968)

Em 1962/63 da 2 ª divisão grega liga oficial foi criado pela primeira vez. OFI foi uma das equipes que participaram do campeonato e terminou a temporada na 9 ª posição. Em 1963/64 e 1964/65 OFI terminou na 3 ª e 5 ª posição respectivamente. Em 1965/66 OFI foram os campeões da 2 ª Divisão do futebol grego e apenas um passo de promoção à 1 ª Divisão Nacional de futebol grego oficial.
No entanto, a Federação Helénica de Futebol decidiu que mesmo os campeões da 2 ª Divisão teve que jogar jogos preliminares, a fim de ser promovido.
OFI perdido nos jogos play-off e manteve-se na 2 ª Divisão. Em 1966/67 a decepção foi enorme, apesar de OFI terminou em 3 º lugar. Todos na ilha de Creta estava sentindo que o momento em que eles pudessem ver o orgulho de sua ilha no topo da liga era muito perto. Em 1967/68 OFI terminou em 2 º lugar e foi para os jogos play-off com a equipe inferior da primeira divisão. A partida final dos play-offs era para ter lugar na cidade de Chania , em 26/06/1968. OFI, com a ajuda de 10 mil cretenses goleou a equipe da primeira divisão com uma vitória por 3-0 e fez os sonhos de milhares de apoiantes em realidade. OFI era um membro oficial da 1 ª Divisão Nacional.

Debut na 1 ª Liga (1968-1971) 

Estréia de OFI na 1 ª divisão nacional era muito difícil. "Omilos" terminou o primeiro turno na 15 ª posição. Foi uma tarefa muito difícil se manter no campeonato. No entanto, na segunda rodada os cretenses jogado magnificamente e, finalmente, terminou em 12 º lugar. Na próxima temporada OFI já ganhou a experiência de jogar na primeira divisão do futebol grego. Os "Snakes" terminou em 13 º lugar, mas o estranho é que OFI permaneceu invicto em quase todos os seus jogos em casa em Heraklion. Apenas duas equipes conseguiram sobreviver e deixar Creta com uma vitória de distância. Assim, mesmo se OFI não era um oponente temido, todas as outras equipes estavam ansiosos quando se toma a viagem para a ilha de Creta.
1970-1971 foi o pior temporada da equipe de Heraklion já teve na 1 ª Divisão. OFI terminou na 17 ª posição e foi relegado para a última vez em sua história para a segunda divisão. A temporada inteira foi uma tragédia para os cretenses. OFI tinha que encontrar "velhos amigos" da 2 ª divisão de novo e começar a lutar novamente, a fim de ser promovido para uma segunda vez.

Voltar para a 2 ª liga (1971-1976) 

OFI havia sido relegado novamente, mas desta vez a 2 ª divisão havia mudado completamente. Afinal, o campeonato tinha sido oficialmente mais organizado e adversários eram mais resistentes do que antes.
OFI passou mais cinco temporadas na segunda divisão, 1971-72 a 1975-76. Durante a primeira temporada, a equipe estava continuamente em 1 º lugar.
No entanto, no final da temporada, as boas performances de OFI deteriorou-se e, finalmente, terminou em 4 º. Em 1972-1973 a gestão decidiu, em uma revisão completa do plantel. Nestas circunstâncias, a 13 ª posição OFI alcançado era previsível, mas uma nova era das estrelas do OFI tinha apenas começado. Na próxima temporada OFI terminou sexta e em 1974/75 que terminou em 5 º. Na próxima temporada, o campeonato foi dividido novamente em dois grupos, cada um dos 20 times. Os campeões de cada grupo seria promovido diretamente para a Divisão Nacional First. OFI não podia dar ao luxo de perder esta oportunidade. Tudo começou perfeitamente para "Omilos" em 1975/76. Eles terminaram 1 no final do primeiro round com uma enorme vantagem sobre o vice-campeão e, em seguida, terminou a temporada como campeões. Toda a ilha de Creta estava comemorando a promoção de OFI para a 1 ª divisão. Até o presente, (2007), OFI nunca foi rebaixado novamente.

Os anos antes da chegada de Eugène Gerards (1976-1985)

Durante as 3 primeiras temporadas da presença de OFI na 1 ª Divisão, o campeonato grego ainda tinha um estatuto de amador. Em 1976/77, o mesmo que OFI eram novatos, que terminou em 6 º lugar e ganhou a admiração de todo o país. Além Dimitris Papadopoulos terminou o artilheiro da temporada League. As duas temporadas seguintes OFI terminou 8 e 7, respectivamente, um período em que OFI nunca foi uma vez derrotado em Creta. Mesmo os "pesos-pesados" da liga (Panathinaikos, Olympiakos, AEK e PAOK) se esforçou para ganhar todos os pontos ao fazer a viagem para o ' Genti Koule 'na ilha de Creta.
O campeonato na Grécia foi profissionalizado para a temporada de 1979/80 e no meio desse termo a Vardinogiannis grupo comprou o clube de futebol da OFI (ver secção rival). Durante essa temporada a única equipe que venceu em casa OFI em Creta foi Panathinaikos. A equipe ateniense levou a vitória em Heraklion com extrema facilidade com uma linha de pontuação de 0-3. Foi a única derrota sofrida pelos cretenses na ilha daquele ano, depois de todos os jogos tinham sido concluídos OFI terminou na 11 ª posição. A próxima temporada Panathinaikos embarcou em sua primeira série de experimentos sobre OFI  . Os jovens jogadores vieram de todo o país a fim de jogar para "Omilos". Em parte por causa desta experimentação por seus novos proprietários OFI só conseguiu a 13 ª posição na Liga. A campanha de 1981/82 viu acabamento OFI em 9 º lugar e da época 1982/83 segue na 7 ª. Parecia claro que Theodoros Vardinogiannis queria OFI ser uma equipa mais forte do campeonato. Ele tentou conseguir isso, não gastando dinheiro para bons jogadores, mas enviando jogadores segunda mão de sua outra equipe Panathinaikos ou jovens jogadores que poderiam ser úteis para OFI, mas principalmente, para o Panathinaikos, no futuro, quando o tempo estava certo. Assim, em 1983/84 3 goleiros, um meio-campista e um zagueiro veio da equipe ateniense para Creta. [ carece de fontes? ]
A experimentação contínua causada OFI para se decepcionar mais uma vez. OFI terminou em 8 º lugar, exatamente na mesma posição que terminou a próxima temporada também. Embora os resultados de OFI não foram maravilhosos, este grupo de jogadores frescos ganhou experiência e passou a jogar como uma equipe. A única coisa que faltava era um bom treinador, que poderia tirar o melhor proveito de cada jogador. Este homem chegou na temporada seguinte.

Os anos gerards (1985-2000)

Eugène Gerards ficado em Creta como treinador do OFI por lendários 15 anos. Este ainda é o recorde de permanência de um treinador na Liga grega, e será um feito que vive muito tempo na memória dos cretenses. 'Gerards 3 primeiros anos à frente em Creta eram nada menos que incrível. Em 1985/86 OFI terminou em 2 º no campeonato e só ficou de fora em tornar-se campeões em 5 pontos. Gerards continuou sua revolução com um 3 º lugar em 1986/87 e 4 º lugar em 1987/88. Como OFI Gerards 'continuou a alcançar altos acabamentos no Campeonato Grego a equipe de Creta fez algo maravilhoso 21 de junho de 1987. No Estádio Olímpico de Atenas derrotaram Iraklis por 3-1 nas grandes penalidades vencendo a Copa da Grécia.O jogo terminou 1-1 após o tempo normal e extra. Com posição corda liga e vitoriosa na Copa OFI era naquele tempo um dos maiores jogadores do futebol grego. O 1987/88 temporada foi especial para os cretenses por outra razão - era a primeira vez na história da liga que OFI terminou em uma posição mais elevada do que o Panathinaikos, espancando-os por 2-1, em Heraklion no caminho, com um objetivo em última hora Stefanos Vavoulas.Esta época de ouro também viu OFI participar nas competições europeias - Taça UEFA 1986 e Taça dos Vencedores das Taças de 1987.
As temporadas seguintes (1989/90, 1990/91, 1991/92) não foram tão espetacular quanto o que tinha ido antes. OFI terminou 6, 7 e 6, respectivamente, faltando qualificação da Taça UEFA por alguns pontos de cada ano. Em Junho de 1990 OFI jogou mais uma vez na final da Taça da Grécia, desta vez contra o Olympiacos . O jogo teve lugar no estádio do Olympiacos e OFI perdeu 4-2. Em junho de 1991 OFI jogou na final do Pré-Mediterranean Cup, contra o AEK Athens FC . O jogo teve lugar no Estádio Georgios Kamaras e OFI perdeu por 1-0. Durante a última dessas três estações, OFI trouxe uma jovem estrela argentina para Creta - Victor Hugo Delgado. No entanto, houve pouco tempo para cretenses para desfrutar dos benefícios de seu talento como ele logo foi transferido para o Panathinaikos . Na campanha de 1992/93 OFI estava em grande forma, mais uma vez. OFI terminou em 4 º no Campeonato e se classificou para o torneio da Taça UEFA na sequência da temporada. Grande estrela da temporada para OFI era Nikos Nioplias. No final da temporada anterior, a família Vardinogiannis decidiu que ele pode tornar-se útil para o Panathinaikos, por isso, ele se tornou o terceiro jogador a mudar-se para Atenas a partir de OFI. Sem grande estrela da equipe, OFI só conseguiu terminar em sétimo no Campeonato 1993-1994. Mas, apesar desses fatos o nome do OFI foi ouvido alto e claro toda a Europa. Isso OFI temporada conseguiu o impensável - eles eliminado Slavia Praga na 1 ª eliminatória da Taça UEFA e Atlético Madrid na segunda rodada (ambos por 2-1 no agregado). Ninguém na Europa podia acreditar que uma quantidade desconhecida como OFI poderia bater para fora da Europa tal oposição ilustre. O famoso copo corrida chegou ao fim quando OFI foi eliminado na terceira rodada pelo clube Português Boavista FC (Round of 16). Apesar da decepção que havia orgulho para cretenses a tomar em que sua equipe foi a equipa grega de maior sucesso nas competições europeias nessa temporada. Em 1994/95 Panathinaikos estavam em extrema necessidade de um atacante, e OFI teve dois atacantes mais votados da temporada anterior, Nikos Machlas e Alexis Alexoudis. Apesar Panathinaikos queria Machlas, ele mesmo se recusou a ir para Atenas, e, como resultado, o Panathinaikos agarrou Alexoudis. OFI terminou na 9 ª posição este ano. Na próxima temporada, Eugène Gerards tentou construir uma nova equipa com jogadores jovens. No entanto, o holandês tinha perdido dois grandes jogadores para o Panathinaikos e Nikos Machlas foi transferido para o Vitesse Arnhem. OFI terminou em 5 º e perdeu a qualificação para a Taça UEFA no último jogo da temporada.
1996-1997 foi uma temporada incrível para "Omilos". Com a partipication de Nikos Nioplias (Panathinaikos não precisava mais dele, por isso ele foi transferido de volta para OFI), OFI estava em segundo lugar antes da pausa de inverno e quatro de seus jogadores fizeram parte da Seleção grega. No último dia do período de transferências, o Panathinaikos agarrou Kostas Konstantinidis, o melhor zagueiro do elenco do OFI. Finalmente OFI terminou em 3 º no campeonato por humilhar Panathinaikos 1 semana antes da final e deixando a equipe de Atenas em 5 º lugar, fora das posições de liderança às competições da UEFA. Toda a ilha de Creta foi novamente comemorando a grande performance de OFI.
Nas próximas duas temporadas, OFI terminou na posição 7 e 8, respectivamente, sofrendo humilhações constantes por Panathinaikos em partidas entre os dois, como vingança pelo que aconteceu em maio de 1997. Além disso, Kostas Kiassos , um grande meio-campista OFI, foi a próxima "vítima" e foi transferido para o Panathinaikos. No entanto, OFI retomou suas campanhas da Taça UEFA de sucesso. O orgulho de Creta eliminado equipe islandesa Reykjavik KR na segunda pré-eliminatória (3-1 no agregado) e equipa húngara Ferencváros na 1 ª eliminatória adequada, (4-2 no total da eliminatória, com uma vitória inesquecível 3-0 em Creta). Sonho europeu do OFI foi encerrada por AJ Auxerre na 2 ª ronda da Taça UEFA.
No ano de 2000 e após 15 anos de sucesso, Eugène Gerards anunciou sua aposentadoria do banco de OFI como a equipe terminou em 4 º no campeonato. Foi a última vez que OFI ganhou uma posição que levar para as competições europeias, e na última temporada que OFI foi considerado um dos melhores times da Grécia.

A nova era (2000-2009)

O novo século encontrado OFI instável e perto de rebaixamento quase todos os anos. Enquanto Nioplias e Machlas aposentado, a equipe, em parte, sofria de uma série de maus listas e gestores. Em 2001 OFI realmente se esforçou para permanecer à 1 ª Liga. Os próximos dois anos, OFI conseguiu jogar um pouco melhor, evitando assim posições baixas mais fácil. Mas, então, os anos sombrios veio: OFI evitou o rebaixamento a cada ano, por diferença de um ou dois pontos.
Presidente Fanouris Vatsinas nomeado alemão Reiner Maurer como treinador, no verão de 2006. Maurer teve a equipa a jogar mais futebol, mesmo competindo por um lugar europeu desde a época Gerards. No verão de 2007, OFI jogado na taça Intertoto, mas sob-realizada. A temporada 2007-08 encontrou o clube luta para evitar o rebaixamento mais uma vez, e Maurer foi demitido.Giorgos Paraschos foi trazido como gerente temporária, e ele acabou sendo substituído por Tcheco, František Straka antes do início da nova temporada.
Em 2009 OFI sofreu com a má presidência Fanouris Vatsinas, que foi perguntado pelos fãs para deixar o clube. Além disso, o ex-jogador Machlas ofereceu uma grande quantia de dinheiro a fim de comprar a equipe. OFI começou com resultados terríveis, Straka foi demitido e Ioannis Matzourakis veio para preencher a sua posição. Durante a temporada de 2008-09, OFI lutou para permanecer no Super League grega, mas falhou e é, de facto, rebaixado para a segunda divisão depois de terminar o 16.
Desde o rebaixamento OFI entrou em 'crise'. Uma vez que a temporada tinha terminado a maioria dos clubes de jogadores seniores ajuizadas ações contra o presidente do clube Fanouris Vatsinas para centenas de milhares de euros em salários não pagos. Como o não pagamento dos salários também foi uma quebra de contrato muitos deles também se libertaram de seus contratos profissionais com o clube e buscou novas equipes para a próxima temporada.
Presidente de Clube Vatsinas renunciou.

Rivalidade com Ergotelis 

OFI tem desfrutado de uma feroz rivalidade com o outro lado Superleague local, Ergotelis . O primeiro jogo de sempre entre Ergotelis e OFI, um amistoso em 1929, terminou depois de 35 minutos. Ergotelis estavam à frente por um gol, quando o jogo teve que ser abandonado depois da violência entre os jogadores estourou. De acordo com a junta militar grega de 1967-1974 , a legislação determinou que cada cidade grega regional deve ser representado por um time de futebol. Naquela época, tanto OFI e Ergotelis usado para jogar na segunda divisão nacional. AT o final da estação 1966-1967, Ergotelis terminou 8, enquanto OFI terminar numa posição mais elevada, levando a rebaixamento Ergotelis '. A legislação também permitiu que as equipes restantes na segunda divisão para contratar jogadores de os relegados, e, assim, cinco jogadores Ergotelis foram transferidos para OFI. Nos próximos anos Ergotelis definhou nas ligas inferiores. Isso levou a várias controvérsias, especialmente desde Ergotelis 'voltar, no início dos anos 00 do. Esta rivalidade tem mostrado sinais de diminuição ao longo dos anos, com os fãs OFI presentes recém-promovidos jogos Ergotelis 'na Super League durante a primeira temporada do clube na competição, e Ergotelis emprestando sua pontuação de longa data lenda Patrick Ogunsoto para um Beta financeiramente debilitado Ethniki lado OFI para nenhuma taxa, como uma tentativa de ajudar o último em sua luta para voltar mais uma vez para o Super League.

Nenhum comentário:

Postar um comentário