domingo, 25 de maio de 2014

2004-2014 - 10 anos de sensação ao anonimato




2004 - A Euro

Assim como na estréia na Eurocopa, a Grécia venceu e consagrou a surpresa no futebol mundial. A "zebra" de azul e branco, que superou Portugal na primeira rodada, repetiu o feito na decisão e, de forma inédita, conquistou neste domingo o título da competição. O placar da final não poderia ser mais apertado: 1 a 0, gol de cabeça de Charisteas.

Em sua campanha, a Grécia foi eliminando favoritos. Na primeira fase, além de vencer Portugal por 2 a 1 na estréia, empatou com a Espanha e foi superada pela Rússia, mas garantiu a segunda posição de sua chave.

Nas quartas-de-final, desbancou a atual campeã França. Na semi, derrotou a até então invicta República Tcheca, e culminou com a vitória na final sobre os portugueses. Curiosamente, na fase final, venceu todos os jogos por 1 a 0. E todos com gols de cabeça.

Portugal x Grécia - A Final

A partida foi marcada pelo eqüilíbrio, com raras chances de gols para as duas seleções. A primeira chance saiu aos 13min, quando Miguel avançou com liberdade pela direita e bateu cruzado, rasteiro. O goleiro Nikopolidis tocou com a mão direita na bola e evitou o gol.

O troco grego veio três minutos depois. O ataque costurou bela trama, com troca de passes de pé em pé, até a bola chegar em Haristeas, já dentro da área. O atacante chegou atrasado na dividida e o goleiro Ricardo conseguiu a defesa.

Aos 24min, os comandados de Scolari chegaram perto do primeiro gol. Após rebote de escanteio, Maniche dominou na entrada da área e bateu com violência. A bola saiu pela linha de fundo, à direita.

No final do primeiro tempo, Portugal perdeu o lateral-direito Miguel, que levou uma pancada na costela e foi substituído por Paulo Ferreira, jogador que começou a Euro contra a Grécia como titular e deixou a equipe depois da derrota na estréia.

O panorama da partida não mudou na segunda etapa. Mas, logo aos 11min, a Grécia chegou ao gol do título. Depois de cobrança de escanteio da direita, Charisteas se antecipou a Costinha e, de cabeça, consagrou a "zebra" grega.

Em desvantagem, Scolari colocou Rui Costa e Nuno Gomes, nas vagas de Costinha e Pauleta, respectivamente. Portugal se lançou ao ataque e passou o restante do tempo no campo grego, mas não conseguiu marcar.

Aos 29min, Cristiano Ronaldo recebeu lançamento longo do meio-campo, dominou pela esquerda e, dentro da área, mandou por cima do gol. Sete minutos depois, Nuno Gomes bateu cruzado e exigiu boa defesa de Nikopolidis

A pressão aumentou ainda mais nos instantes finais. Na melhor oportunidade, Figo fez bela jogada dentro da área, girou em cima dos marcadores e chutou colocado, no canto direito. A bola desviou na zaga grega e saiu pela linha de fundo. Festa grega no estádio da Luz.

2005 - Copa das Confederações

Em 2005 a Grécia jogaria a copa das confederações como a grande "zebra" da competição,mas nem de perto repetiu as boas atuações de 2004.

A seleção caiu no grupo de Brasil,México e Japão e perdeu os 2 primeiros jogos e teve um empate por 0x0 com o México na ultima rodada,sendo eliminada de forma precoce na competição

2006 - Tentando voltar a Copa

A Grécia tentava se manter no topo,ou pelo menos voltar a ele.
Em 2004 a Grécia começava seu trajeto a voltar para um Copa do Mundo e foi sorteada para o Grupo 2 que continha - Albânia,Cazaquistão,Dinamarca,Geórgia,Turquia,Ucrânia e a Grécia.

Embora que o grupo tivesse bons valores como a Ucrania,nesse grupo não havia nenhum time tão superior aos gregos,que mesmo assim não foi a copa,ficando em 4º lugar com 6 vitorias,3 empates e 3 derrotas.

A campanha em si não ruim,mas faltava força,era o fim do ciclo?

2008 - Euro Copa

Eliminatórias

A seleção grega foi bem nas eliminatórias e foi a equipe que somou o maior número de pontos nesta fase da competição - 31. Os gregos classificaram-se junto com a Turquia, que também integrava o grupo C, um dos mais equilibrados.
Apesar de conseguir a classificação com certa folga, a seleção sofreu uma dura derrota nas eliminatórias. Os gregos perderam para a Turquia, em Atenas, por 4 a 1. Porém, no jogo de volta, em Istambul, a equipe grega venceu os turcos por 1 a 0 e garantiu sua vaga na Euro com antecedência.

A Competição

A eurocopa de 2008 foi o ápice das vergonhas gregas no mundo do futebol.

Caiu no grupo D,junto com Espanha,Russia e Suécia,muitos diziam que a "Retranca" funcionaria de novo,mas não vimos isso,3 jogos e 3 derrotas,ficamos em ultimo na classificação geral

2010 - A Segunda Copa Do Mundo

O Grupo "C" desta copa do mundo reuniu novamente Grécia,Argentina e Nigéria que se encontraram em 1994,mas essa teve a inclusão da Coreia Do Sul.

Se em 1994 a Grécia não havia marcado gols em seus jogos,em 2010 pareceria que seria igual.

Coreia x Grécia

O sol em Porto Elizabeth não chegou a castigar os jogadores, que entraram em campo sob temperatura amena no início da tarde de sábado. O técnico da Grécia, Otto Rehhagel, surpreendeu ao deixar no banco Krygiakos, bom no jogo aéreo. Salpingidis também começou na reserva, dando lugar a Samaras no esquema 4-3-3.

O sul-coreano Huh Jung Moo armou seu time no 4-3-2-1. Park Chu-Young era o único na frente, mas nem por isso ficou isolado. Foi a Coreia a protagonista das principais tramas ofensivas do primeiro tempo.

O primeiro susto, contudo, quem deu foi a Grécia, logo aos três minutos. Torosidis perdeu ótima chance ao receber o cruzamento na entrada da pequena área e chutar para fora.

 Aos sete, os tambores falaram mais alto quando o lateral Young-Pyo cobrou falta na ponta esquerda, perto da bandeirinha de escanteio. O goleiro não saiu, e a bola passou por cima toda a defesa grega para encontrar Li Jung-Soo livre. Na pequena área, de frente para o gol, ele só escorou para o fundo da rede.

O foco migrou para o árbitro neozelandês Michael Hester aos 15, quando ele ignorou um pênalti de Torosidis no meia Chung-Young – não confundir com o atacante Chu-Young. Ele fez bela jogada pela direita e, dentro da área, foi deslocado pelo joelho do rival. Os telões do estádio não faziam cerimônia e mostravam replays de lances, inclusive os mais polêmicos.

Diante de uma Grécia apática, a Coreia criou as melhores chances do primeiro tempo, mas nem assim evitou vexames como o de Chu-Young: aos 22, o atacante recebeu livre dentro da área e concluiu com um chute constrangedor de tão torto.

Aos 27, Park Ji-Sung teve seu primeiro momento de brilho. O craque do Manchester United enfiou um lançamento preciso para Chu-Young, que entrou nas costas da zaga, mas demorou demais para concluir. O zagueiro Vyntra atrapalhou o chute, que acabou desviado pelo goleiro Tzorvas com o pé esquerdo.

No intervalo, Otto Rehhagel mostrou que não estava satisfeito com seu capitão. Karagounis deu lugar a Patsa. Salpingidis também entrou, no lugar de Samaras, na tentativa de criar alguma chance para uma seleção que só tinha chutado a gol uma vez no primeiro tempo.

Otto só não podia prever que seu zagueiro entregaria o ouro logo aos seis minutos da segunda etapa. Vyntra errou um domínio de bola no meio campo e perdeu para Park Ji-Sung. O astro coreano partiu em direção à área e, com tranquilidade, bateu cruzado na saída de Tzorvas. Coreia 2 a 0.

Salpingidis apareceu bem pela primeira vez aos 25, quando ganhou na força pelo lado esquerdo e rolou para a conclusão de Kapetanos, que tinha substituído Charisteas. A Jabulani saiu por cima do gol de Jung Sung-Ryong, e os torcedores levaram as mãos às cabeças nas arquibancadas.

As substituições de Rehhagel surtiram efeito, e o futebol da Grécia melhorou. Aos 35, Gekas matou a bola dentro da área e, de virada, obrigou Sung-Ryong a fazer grande defesa de mão trocada, mandando a escanteio. A resposta foi imediata, com belo chute de Chu-Young, que Tzorvas se esticou para espalmar pela linha de fundo. Aos 40, o goleiro grego apareceu mais uma vez, salvando em chute rasteiro de Chung-Yong.

O esforço grego no segundo tempo se mostrou inútil. Àquela altura, já era tarde para evitar mais uma derrota. A torcida chegou a ensaiar uma "ola" e, sem sustos, viu sua seleção estrear com o pé direito na Copa.

Grécia x Nigéria

Até os 33 minutos do primeiro tempo, a Grécia estava morta. O time não jogava bem, perdia por 1 a 0 e dava sinais de que a apatia da estreia, na derrota para a Coreia do Sul, iria se repetir. Mas então o nigeriano Keita mudou tudo. Sua expulsão, infantil, por um chute em Torosidis, causou uma mudança digna dos deuses gregos.

Com um jogador a mais, a Grécia foi para cima. O time que nunca tinha marcado gols em Copas do Mundo finalmente quebrou o tabu: marcou duas vezes e venceu por 2 a 1. Seis minutos depois do vermelho, Salpingidis, que foi reserva na estreia, finalmente balançou as redes, em um chute que desviou na defesa.

Era o fim da maldição: a Grécia jogou a Copa do Mundo de 1994 sem marcar nenhuma vez. Incluindo três derrotas, uma delas por 2 a 0 para a Nigéria. E ainda perdeu por 2 a 0 para a Coreia do Sul na estreia no Mundial da África do Sul.

Um jogador a mais, aliás, foi a chave. Com a vantagem, o técnico Otto Rehhagel foi para a frente. Tirou Papastathopoulos, que foi escalado para reforçar o meio-campo, e colocou o atacante Samaras. O time renasceu. A Grécia, que pouco atacava, passou a ser uma máquina ofensiva.

O goleiro Eneyama fez um milagre antes da jogada que terminou no gol de Salpingidis, no primeiro tempo. Mas no segundo, a pressão continuou. E o goleiro nigeriano seguia brilhando - como já tinha feito contra a Argentina. Pegou uma bola de Kyrgiakos aos 10 minutos. Outra de Gekas aos 24. E, na mesma jogada, veio o lance do jogo para a Nigéria.

No contra-ataque, Obasi perdeu o gol mais feito das Copas até agora. Sozinho, após o goleiro Tzorvas já ter feito ele próprio um milagre, ao parar Yakubu, cara a cara. A bola, porém, sobrou para Obasi e ele tinha o gol vazio. Tentou bater de primeira. Errou o gol.

O goleiro nigeriano ainda fez mais uma importante defesa, a mais bonita da partida: aos 23 minutos, Samaras cabeceou, livre. Eneyama pegou, em um lance difícilimo, no mesmo nível da defesa de Valladares, de Honduras, no jogo contra o Chile, na quarta-feira. Mas Eneyama não é santo e falhou. O melhor do jogo, eleito pela Fifa, ele não conseguiu segurar o chute de Tziolis. Torosidis, o mesmo que tinha levado Kaita à expulsão, aproveitou o rebote.

Argentina x Grécia

Com apenas quatro jogadores considerados titulares, a Argentina sofria com a falta de entrosamento no início da partida. Tinha um amplo domínio na posse de bola, mas errava passes curtos, o que atrasava a saída de bola. Não tinha a mesma cadência apresentada nos primeiros jogos.

Ciente de suas limitações em relação ao rival, a Grécia ficava bem postada em seu campo de defesa. Mesmo assim, foram poucas as chances criadas pela equipe em lances de contra-ataques. Isolado na frente, Samaras sofria para receber a bola no ataque.

Apenas após 20min os argentinos passaram a se encontrar mais em campo e pressionar os gregos com mais efetividade. As tabelas entre Messi e Aguero começaram a sair, assim como os lançamentos e os chutes de longa distância do veterano Verón.

Por alguns momentos no primeiro tempo, os gregos até conseguiram levar algum perigo ao gol rival, mas sempre com bolas alçadas na área. Já os argentinos eram mais incisivos, tanto que fecharam a etapa inicial com 65% de posse de bola e quatro chutes na direção do gol, dando trabalho muito trabalho ao goleiro Tzorvas.

Precisando da vitória para ir às oitavas de final, principalmente depois de a Coreia do Sul ter passado à frente no placar contra a Nigéria no início do segundo tempo do outro jogo da chave, a Grécia até tentou reagir nos primeiros minutos da etapa completar.

Os chutões para o isolado Samaras passaram a ser ainda mais frequentes, principalmente após as saídas de Katsouranis e Torossidis por conta de lesão. Mas ficava cada vez mais nítida a falta de recursos do atacante grego.

A pressão argentina uma hora tinha de fazer efeito, o que aconteceu apenas com 32min da etapa complementar. Após cobrança de escanteio, Demichelis cabeceou bem, mas encontrou seu companheiro Diego Milito no caminho. Na sobra, fuzilou o gol grego para não dar chance ao azar e finalmente marcar primeiro tento argentino na partida.

Nos últimos minutos, ainda deu tempo da Argentina marcar o segundo. Depois de grande jogada de Messi e outra boa defesa de Tzorvas, a bola sobrou limpa para o veterano – e amuleto de Maradona – Palermo dar números finais ao placar.

2012 - Mais uma vez Euro Copa

Polônia x Grécia

Lewandowski havia chegado ligeiramente atrasado a um cruzamento de Piszczek pouco antes de colocar mesmo a Polónia em vantagem no marcador, aos 17 minutos. Desta feita foi Błaszczykowski a cruzar da direita, com Chalkias a falhar a saída ao cruzamento e a permitir que Lewandowski cabeceasse para o fundo das redes.

A primeira parte dificilmente poderia ter corrido pior à Grécia, mas os gregos depressa mostraram, no arranque do segundo tempo, o porquê de terem terminado invictos a fase de qualificação. Fernando Santos substituiu Sotiris Ninis por Salpingidis e este teve impacto imediato no encontro, restabalencedo o empate aos 51 minutos. Szczęsny tentou antecipar-se a Gekas ao primeiro poste, após cruzamento de Vassilis Torossidis, e a bola sobrou para Salpingidis, que assim se tornou no primeiro jogador grego a marcar golos em fases finais de Campeonatos da Europa e do Mundo.

Grécia x Republica Tcheca

Os checos reagiram bem e conseguiram a vantagem de dois gols mais rápida de sempre em campeonatos da Europa, com Petr Jiráček e Václav Pilař a marcarem nos primeiros seis minutos do encontro disputado em Wroclaw. Um invulgar erro do guarda-redes Petr Čech permitiu ao suplente Fanis Gekas reduzir a diferença aos oito minutos do segundo tempo, mas os checos resistiram e somaram a primeira vitória sobre a Grécia, sendo que as duas equipas continuam com hipóteses de passar aos quartos-de-final.

Grécia x Russia

Oito anos depois de erguer a Taça Henri Delaunay com uma vitória sobre Portugal, em Lisboa, a Grécia venceu finalmente outro encontro numa fase final de um Campeonato da Europa, pelo mesmo  resultado - 1-0, que lhe valeu um lugar nas quartas-de-final do UEFA EURO 2012, a frente da Russia.

A Rússia começou o jogo de Varsóvia na frente do Grupo A, mas viu o mundo desabar quando, nos descontos da primeira parte, um dos sobreviventes da equipa de 2004, Giorgos Karagounis, marcou aquele que seria o único gol da partida. O capitão, de 35 anos, aproveitou uma confusão após uma reposição de linha lateral na defesa russa e bateu Vyacheslav Malafeev com um remate rasteiro. Nada melhor para comemorar a sua 120ª aparição, num lance que matou a russia.

Quartas-de-final - Alemanha x Grécia

Para o jogo, o treinador Joachim Löw preferiu deixar o atacante Mario Gómez no banco de reservas. Miroslav Klose foi escalado como titular. A Alemanha logo tomou conta das ações. Aos 3min, Klose aproveitou um rebote do goleiro Sifakis para marcar, mas o gol foi anulado – a arbitragem assinalou impedimento.

Com maior posse de bola, a seleção alemã tocava a bola com paciência para encontrar um buraco no meio da defesa grega. Sifakis apareceu bem ao defender as finalizações de Özil, Reus e Khedira. A Grécia mal conseguia ultrapassar a linha do meio do campo. O gol alemão era uma questão de tempo.

A pressão alemã deu resultado aos 39min. Lahm recebeu passe de Özil na direita, limpou a jogada e bateu forte para vencer o goleiro grego, que chegou a tocar na bola, mas não evitou o gol. Pouco antes do intervalo, Schürrle quase ampliou: ele pegou bem na bola e a mandou para fora.

Na segunda etapa, a Grécia se lançou ao ataque e conseguiu empatar logo aos 10min. Em contra-ataque pela direita, Salpingidis cruzou e Samaras completou para as redes. A euforia dos gregos, porém, durou pouco tempo. Aos 16min, Boateng levantou da direita e Khedira pegou de primeira para deixar a Alemanha de novo em vantagem.

A situação alemã ficou ainda mais tranquila aos 23min. Özil cruzou da direita e Klose desviou de cabeça para as redes, antecipando-se a Papadopoulos e Sifakis. Sem forças para reagir, a Grécia levou o quarto aos 29min. Sifakis salvou um chute de Klose, mas nada podia fazer para evitar a conclusão de Reus no rebote. A Grécia ainda diminuiu aos 44min em pênalti convertido por Salpingidis, mas nada que atrapalhasse a classificação alemã.

Fim do sonho.

2014 - Uma Copa no Brasil

Classificação
A Grécia teve uma participação fantástica nas eliminatórias, com uma campanha que teria sido suficiente para ficar com a vaga direta em cinco dos oito outros grupos da zonal europeia. No Grupo G, entretanto, os 25 pontos conquistados acabaram não sendo suficientes, já que a Bósnia e Herzegovina prevaleceu com um melhor saldo de gols. Em dez partidas, os gregos conseguiram oito vitórias, cinco delas por 1 a 0, além de um empate e uma derrota. Os únicos pontos desperdiçados foram justamente no confronto contra o seu concorrente direto à primeira colocação. Depois de um empate por 0 a 0 em casa, os campeões europeus de 2004 foram derrotados na cidade de Zenica, na Bósnia, por 3 a 1.

Na repescagem, o adversário foi a Romênia, uma equipe com muita tradição na Copa do Mundo. Mas o selecionado helênico conseguiu repetir o desempenho dos seus primeiros jogos nas eliminatórias e se classificou com tranquilidade. Depois de uma vitória em casa por 3 a 1, os gregos empataram por 1 a 1 no jogo de volta em Bucareste. Três dos quatro gols foram marcados por Konstantinos Mitroglou. Com cinco tentos, ele foi o artilheiro da seleção grega.

A Copa

A Grécia chega no Brasil com um grupo difícil,todas as seleções são do mesmo nivel e podem passar.
A Grécia foi convocada com caras velhas para a torcida e alguns novos nomes dessa geração,agora é esperar uma boa campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário