segunda-feira, 19 de maio de 2014

A Grécia


Classificação
A Grécia teve uma participação fantástica nas eliminatórias, com uma campanha que teria sido suficiente para ficar com a vaga direta em cinco dos oito outros grupos da zonal europeia. No Grupo G, entretanto, os 25 pontos conquistados acabaram não sendo suficientes, já que a Bósnia e Herzegovina prevaleceu com um melhor saldo de gols. Em dez partidas, os gregos conseguiram oito vitórias, cinco delas por 1 a 0, além de um empate e uma derrota. Os únicos pontos desperdiçados foram justamente no confronto contra o seu concorrente direto à primeira colocação. Depois de um empate por 0 a 0 em casa, os campeões europeus de 2004 foram derrotados na cidade de Zenica, na Bósnia, por 3 a 1.

Na repescagem, o adversário foi a Romênia, uma equipe com muita tradição na Copa do Mundo. Mas o selecionado helênico conseguiu repetir o desempenho dos seus primeiros jogos nas eliminatórias e se classificou com tranquilidade. Depois de uma vitória em casa por 3 a 1, os gregos empataram por 1 a 1 no jogo de volta em Bucareste. Três dos quatro gols foram marcados por Konstantinos Mitroglou. Com cinco tentos, ele foi o artilheiro da seleção grega.

Participações na Copa do Mundo da FIFA
Embora os gregos tenham causado sensação com o título da Euro 2004 em Portugal, o sucesso não foi o mesmo nas duas participações na Copa do Mundo da FIFA, quando não passaram da fase de grupos. Nos EUA 1994, a Grécia sofreu três derrotas, contra Argentina (4 x 0), Bulgária (4 x 0) e Nigéria (2 x 0), e voltou para casa sem marcar um gol sequer. Dezesseis anos mais tarde, o país conseguiu uma vitória contra a Nigéria (2 x 1), mas foi derrotado por Coreia do Sul (2 x 0) e Argentina (2 x 0) e acabou ficando de fora das oitavas de final.

Presente
Ao término da África do Sul 2010, Otto Rehhagel deixou o comando da seleção helênica após nove anos no cargo. O português Fernando Santos foi o escolhido para ser o seu sucessor. O treinador lusitano fez uma transição tranquila. Primeiro levou a Grécia à Eurocopa 2012, quando o país só foi eliminado pela poderosa Alemanha nas quartas de final, e agora se classificou com a seleção grega para a Copa do Mundo no Brasil.

Os destaques
O capitão Giorgos Karagounis é o principal destaque do selecionado helênico. No ataque, Dimitrios Salpingidis e Mitrouglou mostraram muita qualidade e deram ao técnico Santos uma enorme flexibilidade. O português também contou com os experientes Theofanis Gekas e Giorgios Samaras, que foram muito valiosos ao longo do torneio classificatório. Curiosamente, apesar de contar com jogadores de qualidade no setor ofensivo, o essencial para a classificação grega foi principalmente a sua defesa.

Técnico: Fernando Santos
Melhores participações em torneios da FIFA: eliminada na fase de grupos da Copa do Mundo da FIFA em 1994 e 2010
Craques do passado: Theodoros Zagorakis, Antonios Nikopolidis, Angelos Basinas, Nikolaos Anastopoulos e Nikolaos Machlas

Nenhum comentário:

Postar um comentário