sexta-feira, 4 de julho de 2014

Há 10 anos os Gregos conquistaram o mundo


Parece que foi ontem que a Grécia chegava para a disputa da EuroCopa,uma seleção tida por muitos como o "patinho feio" da competição,a seleção conhecida e chamada de "Retranqueiros".
Comandados pelo KING OTTO,chegamos em terras lusas.
Nossa primeira parada foi logo contra os donos da casa,comandados por Luiz Felipe Scolari,mas a Grécia não sentiu o peso da estreia e logo aos 7 minutos o eterno camisa 10 Karagounis abriu o placar,a Grécia tinha que ir para cima,mas recuou e tomou pressão,mas em um contra-ataque a Grécia tem um penalti marcado a seu favor,e aos 51 minutos Basinas não perdoou o arqueiro luso Ricardo e ampliou para nossa seleção,os mais de 48 mil espectadores viram o CR7 sair do banco e marcar aos 93 minutos,mas foi só,o 1º passo foi dado.

Fomos para a 2ª rodada em busca de mais uma vitória,desta vez contra a Espanha de Raul,Morientes e a turma toda (acho que não preciso falar sobre eles né haha).
Um jogo muito faltoso e com muitos cartões amarelos para o lado Grego.
Em uma boa jogada de "La Roja" Fernando Morientes abriu o placar para os espanhois,a Grécia teve que defender e usar sua arma mais forte o contra-ataque,em um vacilo do setor de defesa da Espanha,Angelos Charisteas (guarde este nome) marcou e empatou o jogo.

3ª parada,uma Rússia sedenta por vitórias.
A Rússia que então não havia vencido na competição chegou ao jogo com um só objetivo,vencer os Gregos.
Aos 2 minutos de jogo Kirichenko abriu o placar (ele ainda atua,joga no Mordovia da Russia e tem 37 anos),e segue a pressão Russa e aos 17 minutos mais um gol dos comandados por Yartsev,Dmitry Bulykin ampliou,mas a Grécia tinha que sair para o jogo,até que então Vryzas marcou aos 43 e diminuiu o placar,mas no segundo tempo nada mudou e os Russos venceram,lembrando que nessa rodada Portugal venceu a Espanha,e os lusos passaram em 1º lugar e nossa seleção em 2º com os mesmos números da Espanha.

Quartas de final,e uma França enjoada
Quem via no papel percebia uma superioridade dos "Le Bleus",que tinham Thuram,Makelele,Zidane,Henry e toda a turma boa de bola.
Mas papel não é nada,e a nossa Ethniki Omada venceu mais uma,com um gol do Charisteas aos 65 minutos,nossa seleção venceu e avançou as Semi Finais.

Semifinal,uma República Tcheca dificil
Um jogo considerado o mais dificil,pois fomos a prorrogação e nosso grande defensor Traiannos Dellas marcou aos 105 minutos para nossa Ethniki Omada e nos deu a tão esperada (ou nem tanta assim) vaga a final,lembrando que eramos tidos como zebras.

A FINAL

A partida foi marcada pelo equilíbrio, com raras chances de gols para as duas seleções. A primeira chance saiu aos treze minutos, quando Miguel avançou com liberdade pela direita e bateu cruzado, rasteiro. O goleiro Nikopolidis tocou com a mão direita na bola e evitou o gol.

O troco dos gregos vieram três minutos depois. O ataque fez grande jogada, com troca de passes de pé em pé, até a bola chegar a Charisteas, já dentro da área. O atacante chegou atrasado e na dividida e o goleiro Ricardo fez a defesa.

Aos vinte e quatro minutos, os comandados de Scolari chegaram perto do primeiro gol. Após rebote de escanteio, Maniche dominou na entrada da área e bateu com violência. A bola saiu pela linha de fundo, à direita.

No final da etapa inicial, Portugal tinha perdido o lateral-direito Miguel, que levou uma pancada na costela e foi substituído por Paulo Ferreira, jogador que começou a Euro contra a Grécia como titular e deixou a equipe depois da derrota na estreia.

O panorama da partida não mudou na segunda etapa. Mas, logo aos onze minutos, a Grécia chegou ao gol do título. Depois de cobrança de escanteio da direita, levantado por Basinas o atacante Charisteas se antecipou a Costinha e, de cabeça, consagrou a "zebra" grega.

Em desvantagem no placar, Scolari colocou Rui Costa e Nuno Gomes, nas vagas de Costinha e Pauleta, respectivamente. Portugal se lançou ao ataque e passou o restante do tempo no campo grego, mas não conseguiu marcar.

Aos vinte e nove minutos, Cristiano Ronaldo recebeu lançamento longo do meio-campo, dominou pela esquerda e, dentro da área, mandou por cima do gol. Sete minutos depois, Nuno Gomes bateu cruzado e exigiu boa defesa de Nikopolidis.

A pressão aumentava e ainda mais nos instantes finais. Na melhor oportunidade, Figo fez bela jogada dentro da área, girou em cima dos marcadores e chutou colocado, no canto direito. A bola desviou na zaga grega e saiu pela linha de fundo. Festa grega em pleno Estádio da Luz.

A vitória da Grécia consagrou, além dos times "pequenos", o técnico alemão Otto Rehhagel. Ele desbancou o brasileiro Luiz Felipe Scolari e se tornou o primeiro "estrangeiro" a ficar com o título continental.

Agora uma curiosamente, na fase final, A Grécia venceu todos os jogos por 1 a 0. E todos com gols de cabeça.

Nossa seleção surpreendeu todos e conquistou o mundo.
Mas porque fiz esta matéria,é porque hoje se completa 10 anos do titulo Europeu mais comemorados no mundo por ser o conhecidos como a "Maior Zebra da Europa"

Obrigado Nikopolidis, Seitaridis, Kapsis, Dellas, Fyssas, Basinas, Katsouranis, Zagorakis, Giannakopoulos, Charisteas, Vryzas, Karagounis, Lakis, Georgiadis, Goumas, Venetidis, Papadopoulos, Katergiannakis, Chalkias, Kafes, Dabizas, Tsartas, Nikolaidis e ao melhor técnico que ja vi , Mestre Otto "King" Rehhagel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário