quinta-feira, 21 de agosto de 2014

André,um torcedor do Skoda Xanthi

1 - Como você teve acesso pela primeira vez com seu clube grego?

Quando era pequeno jogava muitos jogos esportivos managers, e no Championship Manager (CM) 00/01, acabei gostando muito do nome do clube. claro que certamente já era um helenista, sem saber o significado, e sempre gostei de tudo relacionado a Grécia.

E pode parecer estranho, mas eu adoro a pronuncia do nome Skoda Xanthi, é uma pronuncia bem forte, "Skoda" (montadora de carros tcheca) que vem do engenheiro Emil Skoda, e de "Xanthi" (nome de uma amazona e rainha da Trácia) da cidade do clube.

2 - Você costuma acompanhar os jogos de seu time? Se sim,é via Streaming ou apenas os resultados?

Sim, acompanho na medida do possível, em torno de uns 20% a 40% dos jogos por streaming dependendo da temporada, e por livescores acompanho sempre.

3 - Você torceu para outros times na Grécia até se tornar torcedor de seu time atual?

Não

4 - Buscando na memoria,qual foi aquele jogo que mais te marcou?

Claro que vitorias contra os cinco grandes e derbys são importantes, e infelizmente, não vivenciei jogos marcantes antes de 2006 para trás.
Então, um jogo muito marcante foi um confronto para conseguir a sotéria na primeira divisão. Foi contra o iraklis, em Tessalônica na última rodada da temporada 09/10. Como estava acompanhando bem intensamente aquele ano, o Skoda precisa de uma vitoria na ultima rodada e ainda fora de casa, começamos na frente (0-2), tomamos empate na metade do segundo tempo (2-2) e conseguimos chegar na frente ainda, em cerca de 20 minutos, por (2x4). O inglês Nathan Ellington marcou duas vezes neste jogo, e ele nem era tão espetacular assim, e claro, conseguimos a sotéria. Foi um dia bem marcante!

5 - O que você espera de seu time nessa temporada?

Resultados melhores... (risos)

Nunca tivemos uma temporada acima da 4° posição na Superleague, porém, nunca fomos rebaixados desde que subimos em 1990. Com as quedas de alguns grandes e times médios, esperava que o Xanthi conseguisse beliscar posições melhores sem a presença por exemplo de AEK, Iraklis, porém, isto não aconteceu.
Não sei dizer o porque de não lograr sonhos mais altos, estar sempre no G5, alcançar os torneios europeus, talvez por termos uma mentalidade interiorana, mais modesta, bom talvez...

Acredito que poderíamos estar no mesmo patamar de Atromitos e Asteras Tripolis por exemplo, mas isto, não aconteceu, estamos nos últimos anos brigando para não cair frequentemente.

Mesmo com a saída de jogadores bons nos últimos anos, os dirigentes repõem com cautela, porém são sempre boas peças, perdemos nesta temporada o veterano Esteban "Tano" Solari, primeiro artilheiro Xanthiara da Superleague, mas trouxemos o Pantelis Kapetanos, nada mal. mas há um risco de não dar certo.


Espero que possamos render melhor e ficar no G5, senão acontecer, paciência, só não gostaria de acompanhar o sufoco da sotéria mais um ano seguido.

6 - Você costuma participar das postagens sobre seu time nas páginas relacionadas a ele no facebook?

Não, são pouquíssimas vezes que participei no facebook, participava um pouco mais nas comunidades do Orkut, e ainda sim escassas.

7 - Uma palavra que descreve a torcida do seu time?

Seria, comedida.

É uma torcida mais comedida, que vai muito ao meu estilo, uma cidade interiorana da Trácia, com publicos pequenos, porém regulares (cerca de 2 a 3 mil). Não tem uma torcida agitada e fervorosa como outros clubes gregos.

Públicos grandes são vistos apenas em jogos mais importantes como contra os grandes ou nos clássicos contra os times da região, como o Panthrakikos ou times da região de Tessalônica.

8 - Você recomendaria que outras pessoas torcessem para seu time? Porque?

Não recomendaria (risos). Acredito que cada um deve escolher uma torcida para uma agremiação que lhe corresponde melhor, isto é um gosto, é cultural, é identitário e especifico.

Até porque Xanthi não é vitorioso, rico ou poderoso.

9 - Uma frase que representa seu sentimento para com o clube

"Uma cidade grega, uma marca tcheca e uma estória trácia!"

Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário