quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

História de Grigoris Lambrakis que deu seu nome ao estádio do Kallithea

O Blog Futebol Greco-Cipriota vai começar uma nova série.
Vários clubes gregos tem nomes de personalidades no nome de seu estádio,e muitos deles não são conhecidos do grande publico e a partir de hoje todos os dias vamos postar sobre a historia da personalidade que cedeu seu nome a algum estádio na Grécia,vamos começar.

Kallithea - Grigoris Lambrakis Stadium

Gregoris Lambrakis foi um político socialista, atleta e médico grego, tendo sido ainda membro da Escola de Medicina da Universidade de Atenas. Por seu envolvimento com o movimento pacifista internacional, acabou sendo assassinado por extremistas num falso acidente automobilístico.



A vida e morte de Gregoris Lambrakis inspirou o autor Vassilis Vassilikos a escrever o romance político "Z". O título representa a primeira letra da palavra grega "Zei" ("Ele vive!"), um slogan popular que começou a aparecer nos muros de várias cidades gregas na década de 1960, ilustrando o crescente descontentamento contra as condições que levaram ao assassinato de Lambrakis. Em 1969, o diretor grego Costa-Gavras (Κώστας Γαβράς) fez o filme Z, o qual foi um grande sucesso e venceu o Oscar e o Globo de Ouro. Yves Montand faz o papel do Deputado (Lambrakis), Jean-Louis Trintignant é o investigador Sartzetakis e Irene Papas é a viúva de Lambrakis.

Por tudo o que Lambrakis representa fez o Kallithea usar seu nome no estádio em que manda suas partidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário