domingo, 1 de fevereiro de 2015

História de Apostolos Nikolaidis que deu seu nome ao estádio do Panathinaikos

Panathinaikos - Apostolos Nikolaidis Stadium



Nikolaidis foi um atleta de futebol, também participou de competições de atletismo, basquete e vôlei, sendo vencedor em todas as modalidades e se tornando no maior ídolo da história do clube grego.
Ele nasceu em Plovdiv , Bulgária . Após sua graduação da Faculdade de Robert em Istambul , ele mudou-se para Atenas em 1917 e entrou para a família de Panathinaikos. Ele era um fenômeno
Atlético, como ele competiu com sucesso no decatlo , futebol , basquete e vôlei . Ele era um membro da equipe grega de 1920 (em Antuérpia) , tanto como um jogador de futebol e como um atleta de pista. Ele jogou futebol por mais de dez anos e contribuiu para todos os departamentos de esportes de PAO . Ele também foi gerente da Seleção Grega de futebol . Ele mesmo se tornou um bem sucedido piloto de corridas.
Em 1926-1927, foi eleito presidente da Federação Grega de Futebol que, após a ocupação alemã (1945) e por um período de mais de vinte anos, ele foi presidente da Hellenic Amateur Athletic Association . Além disso, ele foi presidente do Clube da Grécia Automóvel e Touring . Por muitas décadas, ele era um membro do conselho do Panathinaikos e em 1974 tornou-se presidente do clube. Ele também era o dono da Softex , uma toalha de papel da empresa.
Após a sua morte, como uma honra, seu caixão foi carregado nos ombros de oito atletas de diferentes modalidades do PAO: Ikonomopoulos , Kamaras , Antoniadis (futebol), Zacharopoulos (corrida), Georgantis, Iliopoulos (vôlei), Garos, Kalogeropoulos (basquete) . O estádio do Panathinaikos na avenida Alexandras foi nomeado a ele em 1981, em uma cerimônia presidida pelo então primeiro-ministro Georgios Rallis.
Apesar de ser considerado por muitos como o "Patriarca" do Panathinaikos, Nikolaidis está envolvido também em uma das maiores crises da história do clube, o separatista de 1931.
Enquanto ele era um dos principais membros da diretoria do clube durante a presidência de Nikolaos Xiros, ele teve uma grande disputa com Angelos Messaris , um dos melhores jogadores da equipe. As razões da disputa não eram claras, mas talvez estava prestes Messaris que queiram estudar engenharia na Universidade Técnica Nacional de Atenas , enquanto Nikolaidis não queria que ele estar envolvido em qualquer coisa, exceto futebol.
A situação levou Messaris a deixar o futebol por definitivo, para o desespero de um número significativo de jogadores e funcionários, que se aliaram atrás Stamatis Merkouris (filho de Spyridon Merkouris , prefeito de Atenas na época), também membro do conselho. Merkouris desafiou a autoridade da equipe, acabou levando a uma enquete. Xiros e Nikolaidis venceram por uma pequena margem e a nova diretoria imediatamente expulsou do Panathinaikos todos os que estavam contra, incluindo uma figura com proporções míticas para os fãs PAO, o fundador do clube Giorgos Kalafatis . Embora muitos deles (incluindo Kalafatis) se juntarem à equipe de novo mais tarde, essa ação nunca foi perdoado por uma parte dos fãs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário