terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Jogos Memoráveis da Grécia - Capitulo 11

Décimo primeiro capítulo da nossa série de jogos memoráveis da seleção grega.

Para explicar esse jogo,temos que passar pela história dos países envolvidos,então vamos lá.

Localizado na parte sudeste do continente europeu, próximo à bota da Itália, estão dois países que trazem em suas raízes mais profundas um conflito que se faz presente em diversas áreas, algumas sendo política, economia e, não poderia faltar, no esporte. Esses protagonistas de uma rivalidade tão forte são: Grécia e Turquia.

Este conflito originou a chamada: Guerra Greco-Turca. A guerra começou devido a disputas territoriais entre as duas nações, principalmente por parte da Grécia. Depois do fim da primeira guerra mundial, os vencedores começaram as discussões sobre como ficariam as fronteiras e os territórios pós-término do conflito, haja à vista que a Alsácia-Lorena voltou para o poder francês, depois da derrota do império prussiano.

Os gregos não ficaram excluídos desses assuntos, para eles, e por ordens do governo britânico e do primeiro ministro Inglês, as antigas terras do império Otomano deveriam pertencer a terra onde reina o conhecido deus dos raios, Zeus. Devido a isso, os que lutavam para uma independência e formação do estado turco, os revolucionários do intitulado grupo, Movimento Nacional Turco entraram em conflitos com os gregos pela soberania do estado.

O embate militar entre os dois países teve seu início em maio de 1919 e chegou ao fim no ano de 1922, por volta do mês de outubro, e durante este período a Grécia foi se apossando de algumas partes, daquilo que era do Império Otomano. Contudo, com o fim da violência e do conflito militar, e o tratado denominado de Lausanne, a Grécia foi obrigada a devolver esses determinados espaços de terra ao país que conhecemos hoje como, República da Turquia.

Este tratado também alterou um antigo acordo, assinado em 1920, onde se fixava a perda de territórios do Império Otomano, como a Palestina e Líbano, por exemplo. Este tratado concedia determinadas terras aos gregos, como a região de Esmirna, mas, com o êxito turco em 22, as terras foram devolvidas.

Por causa desses conflitos e disputas de terra, a rivalidade entre os dois países só potencializou depois disso, deixando cicatrizes expostas até os dias de hoje. Um exemplo disso é o fato de a Turquia aspirar a sua entrada para a União Europeia, entretanto como a Grécia está dentro deste conjunto de países, a adesão é algo fortemente discutido, com certas ressalvas e uma grande rusga histórica, provando assim uma celeuma geral no velho continente.

Mas vamos ao que interessa que é o Futebol,o jogo em questão aconteceu em 17/10/07  durante as eliminatórias da EuroCopa 2008.


Ioannis Amanatidis marcou o gol na vitória grega que garantiu não só a vitória no duelo entre os paises inimigos,mas também a vaga na fase de grupos da EuroCopa.

A Grécia dominou os primeiros minutos de jogo, chegando perto do gol em duas ocasiões, por intermédio de Amanatidis e Theofanis Gekas, que contudo viram os seus remates defendidos pelo goleiro turco, Volkan Demirel. A seleção comandada por Fatih Terim começou, aos poucos, a entrar no jogo, muito por culpa da ação de Hamit Altıntop, sempre presente nas melhores jogadas produzidas pelos turcos. O veloz lateral direito viu um chute seu ser desviado e outro passar pouco ao lado do alvo. Pouco depois, foi Gökdeniz Karadeniz a estar perto do gol, mas o goleiro grego, Konstantinos Chalkias, segurou com uma boa intervenção. Ainda assim, a última oportunidade da primeira parte pertenceu aos visitantes, que poderiam ter ganho vantagem ainda antes do intervalo, quando o chute de Amanatidis foi desviado para o canto e, na sequência deste, Gekas cabeceou para fora.

O jogo continuou aberto e interessante no segundo tempo. Georgios Karagounis, finalizou de longe sem sucesso e o defesa turco Servet Çetin também desperdiçou uma boa oportunidade na grande área helenica. Karagounis voltou a tentar a sorte com novo chute mas Demirel defendeu.

Samaras lançou Amanatidis que teve calma na hora de finalizar e tirar Volkan Demirel da jogada e com o gol veio a vaga para a Eurocopa e mandar Noruega e Turquia para a repescagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário