domingo, 7 de junho de 2015

Olympiakos mostra a realidade do futebol grego


O jornalista Kostas Nikolakopoulos do site esportivo "sport-fm.gr", recentemente escreveu para o site uma matéria que traduz o atual momento do futebol no país.
Um levantamento atualizado dos clubes gregos foi feito após a conquista da Copa da Grécia realizada pelo Olympiakos no ultimo sábado, 23/05.
O jornalista faz o levantamento da quantidade de títulos conquistados pelos quatro clubes mais tradicionais da Grécia, computando liga grega e copa da Grécia. Olympiakos, Panathinaikos, AEK Atenas e PAOK Thessaloniki.
Os números mostram que o Olympiakos conquistou quarenta e duas ligas e vinte e sete copas, somando, o resultado é de 69 títulos.
O Panathinaikos fica logo atrás com vinte ligas e dezoito copas, somando, o resultado final é de 38 títulos. AEK, o terceiro desta lista, aparece com onze ligas e treze copas, somando, o resultado chega á 25 títulos.
Por último nesta lista aparece o PAOK Thessaloniki, o único clube que não é da capital grega. O clube da Macedônia conquistou duas ligas e quatro copa, ao todo, 6 títulos.
O mais curioso de tudo isso para o jornalista Kostas Nikolakopoulos é a somatória de taças de PAO, AEK e PAOK, o número de títulos destes três clubes, somados, chega ao resultado de 68 conquistas.
Já o Olympiakos, sozinho, mostra um número muito superior individualmente e ao dos três clubes juntos, o clube de Piraeus mostra em suas conquistas o resultado de 69 taças erguidas.
A interrogação que é levantada na matéria é a seguinte:
Qual o motivo desta superioridade do Olympiakos dentro do país?
Outro fato curioso é que o clube de Piraeus tem um número superior de participações em competições europeias da UEFA.
A realidade do futebol grego trás somente uma equipe muito superior, os números apontam o Olympiakos como o maior campeão grego e equipes como seu maior rival, o Panathinaikos, o AEK Atenas e o PAOK Thessaloniki muito abaixo da equipe de Piraeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário