quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

História da Gate 9 (Omonia)

Voltando com a série Torcidas,hoje é a vez da Gate 9



Praticamente ninguém no Brasil conhece o Omonia, muito menos a sua torcida, o Gate 9. Trata-se de uma das torcidas mais apaixonadas e politicamente ativas do mundo.

O Omonia é uma clube de Nicósia, capital do Chipre, um país pouco conhecido mundialmente (o Chipre, pra se ter uma ideia, é menor que Sergipe, o menor estado brasileiro). É um clube fundado em 1948, resultado da guerra civil na Grécia, entre a direita e a esquerda. Como resultado desse conflito, ficou o APOEL de uma lado (clube da extrema direita) e o Omonia (da extrema esquerda).

O Gate 9 é linha de frente do bloco anti-fascista europeu, ao lado da Green Brigade do Celtic, da Escócia. É normal ver os integrantes da torcida organizando passeatas e protestos na luta contra o racismo não só no futebol, mas em toda a sociedade.

Em setembro de 2014, pela primeira vez na história da torcida, a direção do Omonia decidiu parar de entregar ingressos de graça para os Ultras, e com isso, a presença deles atrás do gol no lado norte do GSP Stadium diminuiu consideravelmente.

Confira aqui a primeira matéria,sobre o Panathinaikos e a Gate 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário