sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

História do Olympiacos


PAE Olympiacos Syndesmos Filathlon Piraeus

O Olympiacos CFP (em grego Ολυμπιακός Σύνδεσμος Φιλάθλων Πειραιώς, Olympiakós Sýndesmos Filáthlon Pireós, ou "Clube Olímpico de Fãs do Pireu") é um dos maiores clubes multidesportivo da Grécia. Há no clube departamentos que incluem futebol, basquete, vôlei, polo aquático e atletismo. Fundado em 1925, é o clube mais popular da Grécia.
O Olympiacos foi fundado em 10 de março de 1925, pela junção de dois clubes, o "Clube Atlético e de Futebol do Pireu" e o "Grupo de Fãs do Pireu". O nome foi uma inspiração de Notis Kaberos que achava que o novo nome tinha que expressar poder, superioridade no esporte, ética e o espírito olímpico.
Sua torcida é ligada às dos clubes Estrela Vermelha, da Sérvia, e Spartak, da Rússia, por seguirem a mesma religião, a ortodoxa, e terem como cores principais o vermelho e o branco.
O seu maior rival é o Panathinaikos, também de Atenas.
Os 2 maiores departamentos do clube são:
Futebol - Olympiacos F.C., muitas vezes apresentado pelo nome completo do clube multidesportivo (Olympiacos CFB), modalidade em que é o recordista de títulos nacionais, com 40 títulos, sem no entanto ter ganho nenhum torneio internacional.
Basquetebol - Olympiacos B.C., modalidade que dominou internamente na década de 1990. Na 2ª década do século XXI voltou a recuperar o fulgor de outrora sendo o actual bi-campeão europeu (vencedor da Euroliga). Disputa a A1 Ethniki, primeira divisão do basquetebol grego e joga no Estádio da Paz e da Amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário