Panthessaloníkios Athlitikos Omilos Konstantinoupoliton
Fundação e os primeiros anos
PAOK FC é a mais antiga divisão do PAOK Sports Club, a sucessão de Hermes Sports Club ( grego : Ερμής ), que foi formado em 1877 pela comunidade grega de Pera , distrito de Istambul
Essa situação, no entanto, veio a um fim abrupto após a guerra greco-turca , quando a maioria dos jogadores foram obrigados a emigrar para a Grécia devido às trocas populacionais. Deixado para trás era um clube composto pelos residentes que ficaram (mais tarde chamado Politakia ). Aqueles que fugiram estabeleceram em Thessaloniki e estabeleceu PAOK. O primeiro nome (1925) da nova equipe foi Aek Thessaloniki (Constantinopolitans de Thessaloniki), mas depois de um ano PAOK foi criado como um testamento para um clube mais aberto e maior. Os outros clubes que são a continuidade da Hermes são a Beyoglu SK e AEK Athens FC .
Primeiro foral do clube foi aprovado em 20 de Abril 1926, por meio de decisão do Thessaloniki Tribunal de Primeira Instância (n º 822). Primeiro PAOK emblema , adotado em 1926 foi um trevo de quatro folhas e uma ferradura. As folhas eram verdes com as letras PAOK marcados em cada um deles, um símbolo idealizado por Kostas Koemtzopoulos (presidente da Pera Club).
Membros fundadores do clube foram:
T. Triantafyllidis (1 º Presidente ), Xasan Kioprulu (segundo presidente), A. Angelopoulos (3 º presidente), A. Athanasiadis, K. Anagnostidis, M. Ventourellis, A. Dimitriadis, D. Dimitriadis, N. Zoumboulidis, M. Theodosiadis , T. Ioakimopoulos, P. Kalpaktsoglou, T. Kartsambekis, D. Koemtzopoulos, K. Koemtzopoulos, P. Kontopoulos, K. Kritikos, M. Konstantinidis, P. Maletskas, I. Nikolaidis, L. Papadopoulos, F. Gamospitos, F. Samantzopoulos, T. Tsoulkas, M. Tsoulkas, S. Triantafyllidis
Depois de dois meses de preparação pela equipe após o estabelecimento do clube, foi decidido que a equipe deve competir contra os outros times em Thessaloniki . O primeiro jogo do clube foi uma vitória contra o Iraklis em 26 de julho 1925 por 2-1. Duas semanas depois, PAOK perdeu 5-2 para Aris .
A visão dos fundadores do clube e toda a comunidade PAOK de estabelecer um campo de casa tornou-se realidade em 1928, após muito esforço e, portanto, em 12 de dezembro de 1930, o campo de futebol Syntrivaniou foi inaugurado oficialmente. Isto foi seguido por um amistoso contra Aris com PAOK vencer por 2-1.
O primeiro contrato profissional foi um documento de importância histórica. O acordo foi assinado pelo Clube em 5 de setembro de 1928. O contrato estipulava que o futebolista francês Raymond Etienne de ascendência hebraica de Peraclub seria pago 4.000 dracmas por mês. O contrato foi assinado pelo Dr. Meletiou (PAOK Presidente) e Sr. Sakellaropoulos, Exmo. Secretário.
Após a fusão com o AEK de Salónica, em 1929, PAOK mudou seu emblema. O novo emblema tornou-se a águia bicéfala do Império Bizantino, que permanece até hoje, o que indica a herança dos refugiados (Constantinopla). A diferença entre a águia PAOK é que as asas dobradas e as cores são preto e branco, para simbolizar o preto do luto pela trágica história de terras perdidas, e branco para a esperança de um amanhã melhor.
O primeiro treinador estrangeiro na história da equipe foi o alemão Rudolph Ganser , que serviu com PAOK para a temporada 1931-1932.
Após a Segunda Guerra Mundial ea ocupação alemã da Grécia , o time conhecido como o "Águia de Duas Cabeças" entrou em um capítulo brilhante na sua carreira a partir do início da década de 1950. Willi Sevcik , um austríaco treinador (1950-1952), que tinha usado a camisa PAOK em 1931-32, estabeleceu um jovem talento academia dentro do clube que deu origem ao principais nomes que mais tarde deixaram a sua marca, como Leandros Symeonidis, Giannelos, Margaritis, Giorgos Havanidis, e outros.
1953-1970 - Reconhecimento
1953 marcou o início da era de ouro do PAOK. Durante o período de transferências de verão, Kouiroukidis, Petridis, Progios, Geroudis, Kermanidis, Hourvouliadis, Hasiotis e Angelidis tudo se juntou ao clube. PAOK tornou-se todo-poderoso, vencendo o campeonato de Salónica para três anos consecutivos e se tornar um digno representante da segunda maior cidade da Grécia no campeonato "nacional".
Em 1957, os gestores do clube imaginou um novo campo de futebol, desde o chão de idade havia sido anexada pelo Estado. A escolha foi um pedaço de terra pertencente ao Fundo de Defesa Nacional na Toumba District, que também foi um bairro intimamente associada com refugiados da Ásia Menor . A área total de 30.000 x 2 foi adquirido pelo PAOK por um preço significativo, ea construção do novo campo de futebol começou. Bilhetes de loteria foram ainda emitidos para ajudar a construção do novo estádio, que acabou por ser inaugurado em 6 de Setembro de 1959, pelo Ministro da Defesa Nacional , o Sr. G. Themelis. Antes do primeiro pontapé de saída, uma Força Aérea avião deixou cair uma bola em um passado mosca como uma doação simbólica das forças armadas. Graças à sua nova terra, PAOK estava pronto para começar uma carreira brilhante começando com a nova Primeira Divisão criada em 1959.
Na abertura do primeiro campeonato da 1 ª Divisão em 25 de outubro de 1959, saudou o PAOK Katerini equipe Megas Alexandros , batendo-os por 3-1. A equipe de line-up foi a seguinte: Žarko Mihajlović ( sérvio ) e Progios, Hasiotis, Raptopoulos, Giannelos, Kemanidis, Havanidis, Leandros, Kiourtzis, Kouiroukidis, Salousto e Nikolaidis.
O sucesso da década de 1950 foi seguido por uma década de desempenho médio durante os anos 60. Pode-se dizer que era como se o clube foi construindo a sua força para lançá-las durante a próxima década.
1970-1985 - Os anos dourados
A equipe tornou-se estabelecido como um dos melhores de sempre a jogar nos estádios de futebol gregos com os jogadores cujos nomes se tornaram lendários para o futebol grego. Era uma equipe que estabeleceu vários recordes, liderados pelo presidente Giorgos Pantelakis .
PAOK foi capaz de fazer um duro golpe para os poderes de futebol de Atenas , vencendo o campeonato em 1976 , precedido por triunfos na Copa , em 1972 e 1974 . 1976 também marcou a fundação do Portão 4 , maior base de fãs organizado do PAOK.
Até 1974, enquanto a Grécia foi governada por um militar junta , PAOK teve não só uma fonte de futebol, mas também um símbolo anti-ditadura das sortes, e estádio Toumba se tornou um porto de fãs anti- junta slogans
Les Shannon , que já jogou em clubes de alto escalão inglês, como Liverpool e Burnley , foi uma das muitas causas para o sucesso do PAOK ao conduzi-los a vencer a Taça da Grécia de futebol em 1972 e 1974. Ele ainda é anunciada como um herói no futebol grego hoje.
Excelente desempenho do PAOK continuou durante o início da década de 1980, com o clube sendo um dos candidatos ao título regulares. O ponto mais alto veio em 1985, quando o clube conquistou o seu segundo campeonato grego, o seu primeiro troféu desde futebol grego tornou-se profissional. Outra característica da década de 1980 foi a crescente fanatismo dos fãs, que atingiu níveis de vandalismo nunca visto antes, e começou a se mover para além Grécia fronteiras 's, estimulando a criação de bases de fãs em cidades por toda a Europa pelo grego diáspora . No entanto, a obsessão demonstrado pelos fãs também teve seu lado negativo, traduzindo em muito poucos casos em surtos de violência que implicou penalidades e multas sendo impostas ao clube.
A nível europeu, o clube fez o seu melhor desempenho de sempre, de qualificação para as quartas de final das Taça das Taças , em 1973-74 , onde foram eliminados pela equipe italiana Milan . PAOK também fez uma aparição memorável contra gigantes alemães do Bayern de Munique na Taça UEFA em 1983-84, onde foi nocauteado de sanções depois de dois empates.
1985-1996 - O primeiro declínio
A década de 1990 começou bem, com PAOK firmemente entre as três melhores equipes na Grécia. Foi estigmatizado, no entanto, por um desempenho extremamente média-a-pobre equipe, sob a presidência de Thomas Voulinos, que entrou em conflito direto com os fãs seguintes episódios graves vandalismo durante uma PAOK- Paris Saint-Germain para o jogo da Taça UEFA , que levou à exclusão do PAOK de competições da UEFA Europa por cinco anos e muito em breve à ruína financeira.
1996-2004 - Revitalização e retorno aos troféus
Em 1996, a mudança a longo exigido pelos fãs PAOK surgiu. Voulinos entregou as rédeas do clube para Giorgos Batatoudis e um ar de otimismo era tangível em todos os lugares, em Salónica. Inúmeras transferências de jogadores bem conhecidos, como Percy Olivares , Zisis Vryzas , Spyros Marangos , Kostas Fratzeskos , e outros ocorreram sob a nova administração.
Em 1997, depois de ter servido a sua proibição de cinco anos, PAOK, eventualmente, se classificou para a Copa da UEFA com o treinador Angelos Anastasiadis , ex-jogador PAOK lendária, no banco. Ressurgimento do clube a nível europeu foi marcado por uma eliminação surpreendente do lendário clube Inglês Arsenal . PAOK foi eliminado na próxima rodada pelo então poderoso Atlético Madrid .
No entanto, a nova equipe não se mostrou igualmente bem sucedido no campeonato nacional, terminando em quarto novamente em 1997-1998, apesar de grande otimismo. Continuando a incapacidade do clube para quebrar o domínio do "três grandes" na liga resultou em várias mudanças nos gestores ao longo dos três anos seguintes. Até o final da temporada 1997-1998 Anastasiadis foi saqueada e Oleg Blokhin reprisou seu cargo de gerente do PAOK após cinco anos. No entanto, incapaz de fazer qualquer melhorias consideráveis, Blokhin se só permaneceu por alguns meses, e foi novamente substituído por Anastasiadis no final de 1998. Ele próprio ficou apenas até fevereiro de 1999, e foi novamente substituído em favor de Arie Haan , que, como Blokhin, voltou depois de um hiato de quatro anos. Até Dezembro de 1999, de forma adequada, Haan era ele mesmo demitido, sendo substituído pelo treinador estrela Dušan Bajević .
PAOK foi firmemente estabelecida entre os melhores times do grego liga, mas uma vez mais crescentes problemas administrativos e financeiros instável por Batatoudis significava que eles ainda não podia manter-se com os três principais candidatos ao campeonato de Atenas. No entanto, Bajevic levou o clube ao seu primeiro throphy em 16 anos, ganhando uma inesquecível Taça da Grécia final contra o Olympiacos , em 2001, com um enfático 2-4
Angelos Anastasiadis foi mais uma vez convocado, como Bajevic não renovar o seu contrato, no verão de 2002. Anastasiadis levou o clube para outro triunfo Cup, a segunda em três anos. Foi no Estádio do clube em Toumba Stadium, que PAOK comemorou sua quarta Taça da Grécia, derrotando o arqui-rival Aris Thessaloniki FC 1-0. Apesar desses triunfos, no entanto, as dívidas continuaram a atormentar o clube, e alguns sucessos em Taça UEFA foram de curta duração.
2004-2007 - O segundo declínio e quase destruição
No final do verão de 2003, sob grande pressão dos fãs, Batatoudis entregou suas ações para empresários Giannis Goumenos e Vassilis Pagonis . Giannis Goumenos também assumiu a presidência, sob o lema de uma "administração temporária". Isso significava que o seu papel seria o de tentar facilitar um possível acordo com pessoas dispostas a fazer os investimentos necessários pesadas para salvar o clube de suas dívidas.
A temporada 2003-04 foi um sucesso inesperado - sob a gestão de Anastasiadis, e embora, de acordo com uma política financeira apertada (a fim de diminuir as dívidas, levando muitos jogadores-chave para deixar como agentes livres para outros clubes, incluindo eventuais campeões Olympiacos ), eles conseguiram terminar em terceiro e garantir a participação nas pré-eliminatórias da do ano seguinte da UEFA Champions League . A perspectiva da fase de grupos da Liga dos Campeões trouxe grande otimismo para os fãs e gestão da mesma forma, especialmente porque a renda projetada seria praticamente eliminar todas as dívidas.
Infelizmente, a equipe não conseguiu se classificar, já que foram eliminados por adversários improváveis Maccabi Tel Aviv na terceira pré-eliminatória. A principal razão foi que no jogo em casa, Anastasiadis em campo Liassos Louka, um jogador cipriota que ainda estava cumprindo uma suspensão de dois jogos nas competições da UEFA (por sua expulsão no empate Taça Intertoto ao jogar para Nea Salamis em 8 de Julho 2000). Embora o jogo não terminou 1-2 para o Maccabi, a vitória 0-3 desistência concedido aos israelenses destruíram toda a esperança PAOK teve para um retorno, ea revanche perdeu todo o interesse (4-0 perda agregada). Após a posterior eliminação da Taça UEFA pelo AZ Alkmaar , Anastasiadis renunciou. Assim, a temporada 2004-2005 começou com os piores presságios para o clube e para Goumenos.
Em vez de fazer todas as melhorias, a administração Goumenos falhou miseravelmente nos próximos dois anos, como a dívida do clube com o estado grego (devido à constante evasão de impostos, juros e multas não pagas) continuou a crescer, e em cima disso, a gestão financeira do o próprio clube já estava se deteriorando.
Rolf Fringer foi nomeado como novo treinador em setembro de 2004, substituindo Anastasiadis, ainda não fez jus às expectaions, gerenciando ex-equipe Anastasiadis ", que consistia principalmente de jovens. Depois de alguns jogos, Fringer acabou sendo substituído por Nikos Karageorgiou , levando o clube a um quinto lugar em maio de 2005 e uma qualificação da Taça UEFA.
A temporada 2005-2006 começou com melhores presságios, ainda provou ser o mais turbulento. Além do retorno do ex-capitão lendário Theodoros Zagorakis , no verão de 2005, do Bologna FC , contratações de jogadores-chave como Marcin Mieciel , Fatih Akyel e Shikabala ocorreu. Apesar disso, um novo começo liga medíocre levou Karageorgiou a ser demitido, bem como, e substituído pelo ex-diretor técnico Giorgos Kostikos . Kostikos conseguiram bons desempenhos no outono de 2005, incluindo uma vitória fora inesperado no Olympiacos FC , e uma qualificação emocionante para a fase de grupos da Taça UEFA. No entanto, após a pausa de Inverno, a equipe saiu de mal a pior, sofrendo um punhado de sucessivas derrotas, o que levou Kostikos para a saída, bem como, substituído por Ilie Dumitrescu . Até agora Goumenos tinha estabelecido um novo recorde para o clube, demitindo cinco treinadores diferentes em apenas 16 meses. Enquanto o clube fez alcançar UEFA Cup Qualification ao terminar em sexto lugar, a incerteza era mais do que palpável.
PAOK - Olympiacos derby . Proteção policial costumava ser um fenômeno habitual nestes jogos.
Até o final de maio de 2006, situação dramática do clube começaram a surgir, com os jogadores que declaram abertamente que não são remunerados por mês, além de uma decisão de choque pela UEFA para proibir o clube de participar da próxima Taça UEFA levou o clube a um passo da ruína completa, com a base de fãs organizou o lançamento de uma guerra total em Giannis Goumenos no junho de 2006, indo tão longe a ponto de ocupar escritórios do clube no estádio Toumba por um punhado de dias. A situação já estava piorando para Goumenos, depois de muitos falharam lida com possíveis investidores, as alegações constantes de peculato, e, especialmente, a sua decisão de vender jogador estrela Dimitris Salpingidis ao Panathinaikos , em um esforço para descontar dentro Este último teve um profundo impacto, causando uma série de desgosto nos fãs já decepcionados.
A temporada 2006-2007 começou com PAOK não tem certeza se eles poderiam até mesmo gerenciar a participar na Liga grega, devido às dívidas prementes. Jogadores pouco conhecidos, como Carlos Zegarra e Miguel Rebosio foram assinados, em um esforço para preencher o plantel, e Dumitrescu resolvido com a tática ultra-defensivas, como os meios para ganhar o que aponta que ele poderia - resultando no futebol péssima qualidade, os fãs cansativas e rapidamente diminuindo as vendas de ingressos.
Eventualmente, Goumenos foi forçado a retirar-se da presidência em 13 de novembro de 2006 (embora ele não iria abandonar suas ações até mais de dois anos mais tarde). Ele foi substituído por Nikos Vezyrtzis e Apostolos Oikonomidis , ex-acionistas em PAOK BC . A nova gestão foi nomeado em despacho do Tribunal Distrital de Thessaloniki, como o clube estava agora essencialmente sob a observação do estado, devido à enorme dívida para com o Estado grego, que já foi bem mais € 30 milhões.
O clube se saído um pouco melhor no restante da temporada. Mudanças gerenciais continuou como sempre - Momcilo Vukotic substituído Dumitrescu em outubro de 2006, [ 18 ] apenas para ser demitido se cinco meses depois, em favor de Giorgos Paraschos . PAOK acabou por terminar a temporada 2006-2007 em 6 º lugar, perdendo os pontos da Taça UEFA, e pouca esperança de quebrar seus grilhões, como os fãs continuaram a colocar muito pouca confiança na dupla Vezyrtzis-Oikonomidis e os investimentos necessários parecia altamente improvável .
2007-2010 - O Zagorakis renascimento e o "plano de três anos"
No verão de 2007, Theodoros Zagorakis assumiu a presidência do clube, em substituição a administração Vezyrtzis-Oikonomidis e, assim, marcou o início de uma nova era. Uma das primeiras ações da nova gestão foi estabelecer um plano de três anos: a prioridade primeiro ano seria a tomar medidas maciças dívidas pesadas do clube, a partir de 2007-08 , a segunda seria a de se qualificar para a Taça UEFA, mais uma vez, ea terceira seria a de tornar-se uma liga principal candidato ao título mais uma vez.
No entanto, por causa do colapso financeiro tremendo nos últimos quatro anos, o clube ficou com uma lista de baixa qualidade e quase nenhuma perspectiva de quaisquer transferências de verão. No entanto, devido à esperança e confiança da base de fãs tradicional na figura emblemática de Zagorakis, no verão de 2007 viu um aumento sem precedentes em vendas de ingressos temporada, derrubando todos os registros do clube anteriores, e trazendo um afluxo muito necessária de dinheiro para o clube. Isso permitiu que as transferências de experiente - embora relativamente barato, sendo agentes livres - jogadores como Vassilis Lakis , Ifeanyi Udeze , e Glen Salmon , e também o retorno do veterano PAOK e Perugia atacante Zisis Vryzas . Muitas dívidas mais antigas aos ex-jogadores e dirigentes, poderia finalmente ser pago.
Primeira temporada do plano ainda foi atormentado por performances pobres, incluindo muitas derrotas em casa e uma eliminação da Taça da Grécia pelo segundo clube divisão Thrasyvoulos . A substituição precoce do treinador Giorgos Paraschos pelo gerente estabelecido Fernando Santos fez pouco para impedir que um nono lugar no campeonato, o pior desempenho pelo clube em 11 anos . Um dos poucos pontos altos foi a transferência de inverno craque Sérgio Conceição .
As finanças do clube, no entanto, melhorou gradualmente, e - graças ao contínuo apoio maciço dos fãs na forma de bilhetes de época, bem como muitos dos novos acordos de patrocínio - o verão de 2008 viu as transferências de internacionais amplamente conhecidas, como Pablo Contreras , Zlatan Muslimović ,Pablo García para o clube, entre outros. Muitos deles foram atribuídos a Zisis Vryzas , que entretanto decidiu se aposentar em janeiro de 2008 para assumir o lugar de director-técnico para o clube.
Em janeiro de 2009, Zagorakis anunciou a intenção do clube de construir um novo complexo de instalações de treinamento em Nea Mesimvria , Thessaloniki . O clube já havia adquirido terras do município de Agios Athanasios , no verão anterior, [ 23 ] e pela construção de fevereiro já estava a caminho.
O fim da temporada 2008-09 encontrado PAOK em segundo lugar, oito pontos atrás do campeão Olympiacos , o melhor lugar do clube tinha tomado desde 1985, e bem acima do que era esperado no verão. Este sucesso, porém, foi de curta duração, como o clube não conseguiu manter o seu lugar na Liga recentemente erguidas playoffs , terminando em quarto e perdendo a segunda vaga na UEFA Champions League ao Panathinaikos . No entanto, o clube garantiu uma vaga na UEFA Europa League 2009-10 terceira pré-eliminatória.
Apesar do fracasso do playoff da Liga, a 2009-10 temporada começou com os melhores presságios para o clube, como mais uma vez a resposta para as vendas de verão de ingressos para a temporada foi enorme, apesar do aumento robusto nos preços. Inúmeras transferências mais uma vez teve lugar, incluindo o ex- Racing de Santander jogador Vitolo , o zagueiro experiente de Bruno Cirillo , e estrela jovem Vasilios Koutsianikoulis , mais cara transferência do clube em muitos anos. Os contratos dos jogadores-chave, como Olivier Sorlin e Vieirinha , também foram renovados.
A nova equipe não conseguiu corresponder às expectativas imediatamente, sofrendo uma dolorosa (especialmente em termos financeiros) a eliminação da Taça UEFA pelo clube holandês Heerenveen . Para piorar a situação, os primeiros jogos de 2009 encontrou o clube lutando em posições baixas. Apesar disso, o time começou gradualmente a subir para os primeiros lugares, e começando em 5 de dezembro de 2009, conseguiu uma série invicta de 13 jogos, incluindo vitórias memoráveis contra Panathinaikos e Olympiacos, solidificando o clube como um dos principais candidatos ao título da liga. Este prazo não foi sem contratempos, como o clube sofreu outro choque eliminação, desta vez da Taça da Grécia, nas mãos de recentemente promovido PAS Giannena .
A invencibilidade terminou no final de março, quando sucessivas derrotas derby por Aris e AEK, efetivamente acabou com qualquer esperança de ganhar o campeonato. No entanto, o clube em si redimiu nos play-offs da liga, terminando em primeiro lugar, com impressionantes vitórias consecutivas contra Aris Thessaloniki FC , AEK FC e duas vezes contra o Olympiakos FC . Assim, PAOK era elegível para competir na UEFA Champions League 2010-11 terceira pré-eliminatória.
2010-2012 - Os anos depois de Fernando Santos
O plano de três anos terminou como um sucesso percebido; PAOK foi transformado a partir de um miserável, rapidamente desmoronando clube a uma grande candidata ao título, mais uma vez, enchendo estádio Toumba em uma base regular, e ter as finanças constantemente positivos, apesar do peso da ainda instável dívida para com o Estado grego.
O playoff sucesso liga 2010 foi rapidamente seguido por Fernando Santos O anúncio de sua decisão de partir, tendo concluído o seu contrato de três anos. Ele acabou por ser decidido em meados de junho que Mario Beretta seria seu sucessor, após negociações com vários outros gestores italianos por Zisis Vryzas .
E muito especulado - - primeiro do clube transferência foi o retorno do filho pródigo Dimitris Salpingidis para os próximos quatro anos, cujo contrato com o Panathinaikos tinha caducado em junho. Os primeiros dumors inicialmente causou alguma controvérsia entre os fãs organizado, embora Salpingidis acabou sendo recebido de volta pela grande maioria dos fãs, muito em função de seu enorme potencial como atacante.
PAOK - Panathinaikos. Outro jogo esgotado.
Depois de retirar as instalações de treinamento de Bad Brückenau em meados de julho, o clube também foi elaborado para enfrentar AFC Ajax na terceira pré-eliminatória.
Como o time fez várias aparições terríveis em seus amistosos de pré-temporada (nomeadamente perdendo para Kickers Offenbach por 3-1 os fãs e gestão tanto alarmantes, Theodoros Zagorakis finalmente decidiu demitir Beretta e sua equipe em 22 de julho, apenas uma semana antes da partida fora de casa do clube de Amsterdã. Beretta foi rapidamente substituído por Pavlos Dermitzakis , jogador PAOK veterano e escolha inicial Zagorakis 'antes de voltar a Beretta. Beretta também se tornou o treinador PAOK de vida mais curta de sempre, sentado no banco para apenas 38 dias.
Com Dermitzakis no comando, enfrentou PAOK Ajax e acabou por ser eliminado na regra de gols fora de casa, o gerenciamento de um 1-1 desenhar em Amesterdão e um emocionante 3-3 desenhar em Salónica. Entrando no playoff da UEFA Europa League , PAOK foram desenhados contra clube turco Fenerbahçe , também eliminado na Liga dos Campeões terceira pré-eliminatória. Desta vez, o PAOK se saído muito melhor e depois de vencer o jogo em casa por 1-0 , em Thessaloniki, garantiu um memorável 1-1 desenhar em Istambul após o tempo extra, a qualificação para a fase de grupos , e sendo atraídos para jogar ao lado de Villarreal CF , Club Brugge e Dinamo Zagreb .
Infelizmente, esses excelentes performances não continuou nos primeiros dispositivos elétricos da liga grega. Insucessos incluiu uma picada 0-1 derrota em casa para o arqui-rival FC Aris (a primeira derrota em casa em 12 anos), e apesar de a campanha europeia estava no caminho certo (com um empate contra o Brugge e uma vitória contra o Dinamo Zagreb) muitos jogadores-chave recebeu duras críticas dos fãs, não tanto para os maus resultados, como para a sua aparente falta de paixão, que se mostrou contra o Ajax e Fenerbache. Dermitzakis não foi excluído da crítica, e foi pensado para estar perdendo o controle sobre sua disciplina jogadores por se envolver em conflitos pessoais.
Outra derrota mãos para baixo contra o Panathinaikos cimentou a crença de que a equipe não pode ser melhorada sob Dermitzakis, levando à sua retirada em 17 de outubro. Seu assistente Makis Chavos substituiu-o como treinador interino. No início, os fãs estavam pedindo para uma rápida substituição do Chavos por um treinador de gama Europeia, mas depois de uma seqüência de quatro vitórias na Superleague grego e uma casa por 1-0 ganhar contra o Villarreal CF na fase de grupos da UEFA Europa League, Chavos passou a ser considerada como uma solução útil, contanto que a equipe se manteve tranquilo e foi efectivamente assinado como o técnico permanente em meados de dezembro.
PAOK terminou a fase de grupos Liga Europa com um enfático ganhar 0-1 em GNK Dinamo Zagreb , qualificando segundo depois Villarreal CF . Mais tarde foram atraídos para enfrentar PFC CSKA Moscou na primeira rodada knock-out em fevereiro. O primeiro jogo terminou 0-1 Toumba e, devido ao 1-1 resultado em Moscou , PAOK foi eliminado da próxima fase da UEFA Champions League 2010-11 play-off rodada . Na temporada 2010-2011, PAOK terminou em 4 º na temporada regular e garantiu um lugar na UEFA Europa League 2011-12 terceira pré-eliminatória, terminando 2 na rodada de playoff. Placa PAOK nomeado [ 39 ] o experiente treinador romeno László Bölöni . Sob a liderança de Bölöni PAOK UEFA Europa League rodada do playoff e entrar na fase de grupos , mais uma vez despide muitos jogadores lesionados do clube tinha. Em 30 de novembro de 2011, PAOK conseguiu uma vitória histórica e mereceu, [ 40 ] contra o clube Inglês Tottenham Hotspur em White Hart Lane , com um placar 2-1. Com esta vitória, o clube quilified para a rodada de 32 da Liga Europa para uma segunda year.There consecutivo PAOK enfrentou Udinese depois de um empate 0-0 em Udine e uma perda 0-3 em Toumpa PAOK foi eliminado da próxima fase 2011-12 da UEFA Champions League play-off rodada.
Em 25 de janeiro de 2012 após 0-1 derrota em casa contra o Atromitos e um longo período com os fãs grumbling devido a venda ou deixar de ir de alguns dos melhores jogadores da equipe, como a Vieirinha e Pablo Contreras , Theodoros Zagorakis demitiu-se do presidente da equipe e Zisis Vryzas levou seu place.In nesta temporada, PAOK terminou em 4 º na temporada regular e garantiu um lugar na UEFA Europa League 2012-13 terceira pré-eliminatória, terminando 3º.
2012-presente - A era Ivan Savvidis
No verão de 2012 e depois de vários meses de negociações Ivan Savvidis se tornou o novo acionista majoritário da PAOK. Ele investiu € 12.000.000, 2 deles como um empréstimo para o clube em maio de 2012. O novo acionista da PAOK estabeleceu uma nova política financeira do clube, a fim de pagar as dívidas enormes que foram criadas pelas administrações anteriores. O clube que sob esta nova política usar mais jogadores das academias em vez de comprar jogadores estrangeiros de alto custo. Ex-jogadores virou presidentes Thodoris Zagorakis e Zisis Vryzas foram utilizados nas operações de futebol do clube, enquanto Savvidis também nomeou alguns de seus próprios funcionários em posições-chave. O conselho PAOK nomeado o treinador grego Giorgos Donis , no verão de 2012, depois de rescindir o contrato com o ex-treinador László Bölöni .
PAOK entrou na Europa League 3 ª Fase de Qualificação e com um 0-2 fora e 4-1 em casa vitória sobre o Bnei Yehuda qualificou-se para o Play-Off Redonda, onde o clube enfrentou Rapid Wien , mas foi eliminada após uma vitória em casa por 2-1 e uma 3-0 derrota fora. A eliminação foi um golpe financeiro grave para o clube já que os lucros econômicos de uma qualificação cobriria mais de metade do orçamento da equipe para a temporada 2012-2013. PAOK terminou a temporada em segundo lugar durante o período regular, se classificar para os playoffs da Superliga. Depois de uma série de perdas decepcionantes para a segunda metade da temporada, resultando em uma perda na semifinal da Copa do grego e um mau começo nos playoffs Giorgos Donis foi substituído pelo diretor técnico e ex-jogador Georgios Georgiadis , que foi nomeado técnico interino . PAOK conseguiu ganhar a qualificação para a terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League nos playoffs depois de uma última vitória jogo contra o PAS Giannina . Em junho de 2013 PAOK nomeado Huub Stevens como seu novo treinador, com Ton Lokhoff como o assistente técnico.
PAOK batido o seu recorde na UEFA Champions League , qualificando para o play-off rodada da competição. Inicialmente derrotado pelo Metalist Kharkiv , na terceira rodada de qualificação, PAOK foi reinstalado na Liga dos Campeões como resultado da UEFA encontrado Metalist culpado de manipulação de resultados na Premier League ucraniana, em violação das normas internacionais. PAOK não conseguiu bater o Schalke 04 e se qualificar para a fase de grupos da competição pela primeira vez em sua história depois de um 2-3 em casa e 1-1 fora e marcar Schalke vencendo no agregado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário