quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Vamos começar nossa nova série sobre torcidas.

Hoje irei postar sobre a Gate 13,torcida do Panathinaikos (GRE)


A história da GATE 13 começa à 48 anos atrás, em 1966, quando um grupo de pessoas, lideradas por Apostolos Ioannidis, se junta e cria um grupo de apoio ao Panathinaikos, de Atenas. Este grupo organizado ganha reconhecimento legal em 16/03/1967, sob o nome de GATE 13. A origem do nome está na porta do estádio onde estes torcedores fervorosos entravam para apoiar o Panathinaikos, a Gate 13! Os elementos do grupo GATE 13 sempre tiveram um atitude fortissíma no apoio à sua equipa, sendo um dos grupos ultras mais inovadores do mundo, onde cada um dos seus líderes dedica a sua vida ao grupo e no apoio ao Panathinaikos. A reputação como uma das melhores claques do mundo (senão a melhor!), ganha razão de ser nas décadas de 80 e 90 quando 17.000 ultras vão a Belgrado apoiar o Panathinaikos em 1987, contra o Estrela Vermelha. Outras deslocações de impressionante dimensão são em 1998, contra o Arsenal (12.000 ultras GATE 13) e contra o Hamburgo, em 2000, onde 2.000 ultras viram o jogo ao vivo, sendo que mais 10.000 viajaram até à cidade alemã. Como já disse, a GATE 13, representa um dos grupos na vanguarda do mundo ultra, sendo que criou um dos cânticos mais famosos e que é ouvido por muitos estádios espalhados pelo mundo o 'Horto Mágico'
Veja aqui

Com tudo isto, nos seus 48 anos de existência a GATE 13 consolidou-se com uma das melhores claques do mundo, onde o seu apoio incondicional ao Panathinaikos a torna temível na Grécia e por toda a europa e ajuda o PAO na conquista das suas vitórias. GATE 13

Um pouco mais das origens

Antes da fundação do Portão 13, houve vários fã-clubes que foram espalhados por toda a Grécia. A primeira delas foi criada em outubro de 1952 e foi chamado o IFOP (em grego significa Σύλλογος Φιλάθλων Οπαδών Παναθηναϊκού , pode ser traduzido como Clube de Fãs de Panathinaikos ). No final da década de cinqüenta , os fãs começaram a se organizar, a fim de acompanhar a equipe em uma base regular, tanto em casa como fora. Sempre se reúnem no portão 13 do estádio Apostolos Nikolaidis . Com o objetivo de alcançar uma maior organização, os fãs criaram dois jornais :: Athlitiki IHO e Panathinaika Nea . Desde 1966 , o clube adotou como o nome oficial da área de origem: Ampelokipoi , Zografo , Patisia , Gizi , Petralona , Papagou-Cholargos , Peristeri , Nikaia-Koridallos e Patras são apenas alguns exemplos, e muitos deles ainda estão ativos. Apesar da falta de um nome comum, o clube encontrou-se com frequência para discutir várias coisas, tais como o desempenho da equipe ou as viagens para acompanhar o Panathinaikos a distância. Desde a temporada 1962-1963 , ele sentiu a necessidade de escolher um nome universal para todos esses grupos, mas não foi possível chegar a um acordo. Aos poucos, no entanto, entre os fãs empurrado através do nome de Porta 13 , em referência ao portão onde você conheceu a entrar no estádio.

Vídeo

Assim, em 1966 , o Syndesmos Filon Panathinaikou Athlitikou Omilou "Thyra 13" (em grego Σύνδεσμος Φίλων Παναθηναϊκού Αθλητικού Ομίλου "Η Θύρα 13" ,clube de adeptos do Panathinaikos Athlitikos Omilos ) começou a operar em Atenas . Em 27 de novembro de 1966, poucos dias após a fundação da Porta 13, um ônibus que transportava adeptos do Panathinaikos de Atenas a Veria teve um acidente que causou a morte de dois torcedores do time, Giorgos e Dimitris Koskoros Sarantako, como o último foi um dos fundadores do novo clube de fãs.
Em 1967,o número de torcedores aumentaram de forma significativa.Mas por causa da ditadura dos coronéis , muitos deles foram obrigados a  ter seu encerramento. A Gate 13 foi reaberta em 1968 , em um novo local, com um número de outros clubes que o seguiram. Nos anos seguintes, a gate 13 é expandido e seus logotipos e bandeiras começaram a aparecer em muitos estádios europeus.
O 1971 foi um ano fundamental na história do Panathinaikos. Na verdade, a equipe se classificou para a final da Liga dos Campeões 1970-1971.Com o resultado deste sucesso, os adeptos do Panathinaikos aumentaram muito. O Portão 13 acompanhou a equipe com antecedência com uma participação massiva do público, com 15 mil fãs que seguiram o Panathinaikos, em Belgrado , para a semi-final contra o Estrela Vermelha de Belgrado , enquanto 20.000 foram aqueles que atingiram Wembley para a final contra o Ajax .

10 minutos de Gate 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário