sábado, 31 de janeiro de 2015

História de Georgios Karaiskakis que deu seu nome ao estádio do Olympiacos

Olympiacos - Georgios Karaiskakis Stadium

O estádio Georgios Karaiskakis foi construído em 1895 como um “velódromo” (estádio de ciclismo) para os Jogos Olímpicos de 1896.


Foi doado ao Comité dos Jogos Olímpicos pela empresa de caminhos de ferro proprietária dos terrenos. O velódromo foi utilizado pela primeira vez como um estádio de futebol em 1920. Em 1960, 40 anos mais tarde, foi totalmente renovado e transformado num verdadeiro estádio para futebol e atletismo. Foi então batizado como Estádio Georgios Karaiskakis em memória do grande combatente grego George Karaiskakis, que morreu perto do estádio durante a Revolução Grega em 1821.
Durante os primeiros estágios da guerra, Karaiskakis servido na milícia na Morea ( Peloponeso ), onde participou nas intrigas que dividiam a liderança grega. No entanto, ele reconheceu a necessidade de providenciar a Grécia com um governo estável e era um defensor de Ioannis Kapodistrias que viria a se tornar o primeiro chefe de Estado da Grécia.
A reputação de Karaiskakis cresceu durante os estágios intermediários e último da guerra. Ele ajudou a levantar o primeiro cerco de Missolonghi em 1823, e fez o seu melhor para salvar a cidade de seu segundo cerco em 1826.
Nesse mesmo ano, ele foi nomeado comandante chefe das forças patrióticas gregos em Rumeli , conseguindo uma resposta mista: enquanto não cooperar eficazmente com outros líderes do movimento de independência ou com os simpatizantes estrangeiros que lutam ao lado dos gregos, ele ganhou alguma sucessos militares contra os otomanos .
Sua vitória mais famosa foi em Arachova , onde seu exército juntamente com outros líderes revolucionários, esmagou uma força de turcos e albaneses tropas sob Mustafa Bey e Kehagia Bey.
Vitórias como a que está em Arachova foram especialmente bem-vindo em meio aos desastres que estavam ocorrendo em outros lugares.
Em 1827, Karaiskakis participou da fracassada tentativa de levantar o cerco de Atenas , e tentou impedir o massacre da guarnição turca estacionados no convento de Saint Spyridon em Piraeus .
Ele foi morto em ação em seu nome grego dia, 23 de abril de 1827, depois de ter sido mortalmente ferido por uma bala de rifle na batalha. De acordo com o desejo expresso de Karaiskakis para ser enterrado na ilha de Salamina , quando ele morreu, foi enterrado na igreja de Saint Dimitrios em Salamina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário